EnglishPortugueseSpanish

Você sabe qual é o impacto das nossas atitudes no mundo?

Home / Blog / Você sabe qual é o impacto das nossas atitudes no mundo?

Você sabe qual é o impacto das nossas atitudes no mundo?

Graças ao acesso fácil à informação e aos avanços das últimas décadas em campos climáticos, notamos que a Terra indica sinais de que talvez não suporte por muito mais tempo tanta atividade predatória.

Ora o impacto das atitudes humanas no meio ambiente é inegável e precisamos do posicionamento claro dos governos e instituições para tomarem medidas drásticas para reverter o quadro de degradação ambiental que se delineia diante de nós.

Entretanto, medidas governamentais de grande alcance, por mais importantes que sejam, costumam levar muito tempo para serem aprovadas e implementadas. Que tal, em vez de esperar pelos governantes, você mesmo começar a agir?

Listamos aqui algumas das atitudes do dia a dia e que têm grande impacto sobre o meio ambiente. A seguir veja como fazer a diferença.

A sobrecarga da Terra

O Dia da Sobrecarga da Terra representa o momento em que nossa demanda por energia e recursos naturais extrapola a capacidade do planeta de se regenerar naquele mesmo ano. E no ano de 2017, a Terra entrou no “cheque especial” no dia 2 de agosto.

Esse cálculo é feito pela Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa internacional que calcula a pegada ecológica da sociedade, a fim de medir o impacto da atividade humana sobre o planeta. Esse cálculo é uma forma de representar, em hectares, a extensão de terra que uma pessoa ou mesmo uma sociedade utiliza para se sustentar.

Mesmo estando em uma situação vantajosa devido nossa imensa área florestal, o Brasil aumentou sua pegada em 249% nos últimos cinco anos. Uma das principais raízes para esse aumento é o desmatamento de grandes áreas para a criação de gado e plantio de monoculturas como a soja.

A sua contribuição

Nossas decisões individuais têm um impacto tremendo no mundo, muitas vezes bem maior do que imaginamos. Listamos abaixo algumas atitudes simples e poderosas que podemos tomar em nosso dia a dia para impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade ao nosso redor.

Vote com consciência

Durante as eleições, procure se informar acerca das propostas e do histórico dos candidatos e do meio ambiente. Veja se ele ou ela tem uma história de engajamento ambiental, se dialoga com ONGs e instituições sérias e comprometidas com essa causa.

Após o pleito, cobre de seus representantes que apresentem projetos e propostas concretos para reduzir a pegada ecológica de sua gestão, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Utilize o poder do seu dinheiro

Uma das formas mais contundentes de engajar grandes e pequenas empresas em uma sociedade capitalista de mercado é por meio do uso consciente do nosso dinheiro.

No século XXI, mesmo as grandes corporações internacionais dão cada vez mais ouvidos aos apelos de seus consumidores, e procuram gerar engajamento e vender não apenas seus produtos e serviços, mas também sua marca. É por isso que vemos as marcas se associando a influenciadores digitais, vloggers, bloggers, artistas, atletas e afins.

Ao darmos um uso consciente ao nosso dinheiro, forçamos as empresas a nos apresentarem posturas concretas de redução de danos ambientais e sociais e produzimos um mercado mais consciente.

Sempre que possível, procure consumir serviços e produtos de empresas que estejam de fato empenhadas em reduzir o impacto das atitudes humanas no meio ambiente. Essa dinâmica pode ser aplicada em praticamente tudo ao nosso redor, desde as roupas que vestimos até os alimentos que consumimos.

Deixe o carro em casa

Qualquer pessoa que more em uma grande metrópole já enfrentou problemas de trânsito, sobretudo nos horários de pico. Esses problemas decorrem, sobretudo, da presença massiva de meios de transporte individuais, como carros e motos.

Segundo relatório produzido pelo Fórum Internacional de Transporte (ITF) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o uso de transportes compartilhados reduziria o trânsito nas horas de pico em grandes metrópoles em 55%, e as emissões de CO2 em 62%.

Além disso, o uso de redes de transporte como táxis compartilhados, alinhado à rede pública de transportes, reduziria a necessidade por vagas de estacionamento em 95%, liberando um grande espaço urbano para outras finalidades.

Apesar de prático, o uso de carros individuais acarreta um grande custo ao ambiente e, consequentemente, a nós mesmos. Algumas das vantagens de priorizarmos uma combinação de transporte público, táxis compartilhados e meios de transporte alternativo (como bicicleta e skate) são:

  • melhoria do trânsito urbano;
  • melhoria da qualidade do ar das cidades;
  • economia de recursos naturais e de dinheiro;
  • aumento da percepção acerca da própria cidade.

É fato e não se pode ignorar a questão da violência, decadência do transporte público e o alto custo de transporte executivo motivadores principais à utilização do carro particular. Porém, precisamos pressionar o poder público para viabilizar meios de transporte alternativos e de qualidade, né?!

Coma menos carne

Segundo a instituição internacional Water Footprint, para se produzir 1 kg de carne bovina são necessários cerca de 15.400 litros de água potável. Além do alto consumo de água, a criação de gado implica o desmatamento de grandes áreas verdes para o cultivo de pasto e a emissão em larga escala de gases do efeito estufa.

Se você tem dificuldades em cortar de vez a carne do seu cardápio, pode reduzir seu consumo aos poucos, procurando opções mais leves e sustentáveis. Ao limitar o consumo de carne de gado apenas aos fins de semana, você já reduz seu consumo do produto em 70%.

Além de gerar uma grande economia, você reduz seu impacto ambiental e se abre para outras opções de alimentos, diversificando sua dieta e descobrindo novos ingredientes, sabores e texturas.

Faça trabalho voluntário

Um dos principais motivos para as pessoas protegerem o meio ambiente é deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Entretanto, não podemos nos esquecer também daqueles que, ainda hoje, sofrem à margem da sociedade.

Por isso, além de cuidar do meio ambiente, é importante voltarmos nosso olhar para as pessoas ao nosso redor, que poderiam se beneficiar de um pouco do nosso tempo.

Existem diversas instituições sérias em todo o Brasil que contam com o trabalho de homens e mulheres dispostos a impactar positivamente a vida das pessoas. Seja na sua própria vizinhança ou em uma viagem de turismo social, dispor de uma fração de seu tempo pode fazer uma grande diferença no mundo.

Se você gostou das dicas e se sente mais empenhado a fazer mudanças positivas na sua vida, aproveite para saber como usar os talentos e habilidades que você já tem para colaborar na sociedade!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br