EnglishPortugueseSpanish

Você sabe o que é turismo social?

Home / Blog / Você sabe o que é turismo social?

Você sabe o que é turismo social?

Já pensou em viajar e ainda conseguir impactar positivamente a vida de outras pessoas? Aliar atividades turísticas com a participação em ações de cunho social é uma das propostas do turismo social. Essa nova forma de viajar tem levado muitas pessoas a enxergar o turismo de uma maneira diferente, segundo uma pesquisa feita pelo ONU em 2015, já são mais de 1 bilhão de voluntários em todo o mundo.

Se você busca fazer da sua viagem uma experiência verdadeiramente transformadora, o turismo social é uma ótima opção. Não deixe de conhecer os pontos turísticos da forma como sempre quis, mas descubra o destino por um lado completamente diferente do que imaginou. Permita-se ajudar pessoas em situação de fragilidade, doe um pouco do seu tempo para elas e os resultados poderão ser incríveis.

A experiência do turismo social causa grande impacto em quem opta por ele. Em uma pesquisa realizada pelo Itaú Social, também em 2015, voluntários brasileiros afirmaram que suas maiores recompensas foram os sentimentos de bem-estar, de serem úteis e de gratificação pessoal que tiveram durante a viagem. Esse tipo de experiência tende a te marcar para sempre, te tornando mais solidário e mudando a sua percepção do mundo.

O que é turismo social?

O turismo social tem como visão auxiliar pessoas e comunidades em situação vulnerável. O turista social já começa sua jornada ciente de que além de conhecer um local novo, também desenvolverá ações voltadas para suprir as necessidades de uma comunidade. Mais além, a Organização Internacional de Turismo Social, desde de sua criação em 1963, define a atividade como importante agente para o desenvolvimento econômico local e regional, além de parceiro promotor de programas assistenciais mundiais. Tendo em vista, sobretudo, propostas de integração pedagógica, humanitária e cultural.

Então quando você sente que uma viagem para conhecer apenas pontos turísticos de um lugar já não te preenche da mesma forma, essa é a hora certa de embarcar na proposta do turismo social.

Conheça um lugar além do que as outras pessoas conhecem, tenha um contato próximo com os locais e, o melhor de tudo, impacte positivamente a vida deles. Ao fazer uma viagem voltada para o turismo social, você vai ver a cultura local de uma outra forma. Se você é o tipo de pessoa que gosta de mergulhar nos lugares por onde passa, essa é a melhor forma para fazer isso.

Como você pode fazer esse tipo de turismo?

A melhor maneira de fazer uma viagem de turismo social é encontrando uma empresa realmente séria com parceiros igualmente idôneos que tenha esse tipo de roteiro. Assim, você vai saber que está participando de um projeto bacana que visa ajudar as pessoas.

A empresa vai organizar todos os detalhes da viagem, como hospedagem e as suas atividades no projeto que quiser participar. Desta forma, você não precisa se preocupar, faz uma viagem segura e consegue se dedicar realmente às ações nas quais estiver envolvido, além de ter muitos momentos de lazer.

Pense bem nas suas habilidades e no que deseja desenvolver, informe seu agente e isso poderá te ajudar na hora de escolher o seu roteiro. Existe uma diversidade grande nos tipos de pacotes de turismo social, alguns focam em atividades voltadas para a saúde de uma comunidade, outros buscam melhorar a condição das residências e alguns têm foco ambiental. As possibilidades são diversas e você pode atuar em atividades com as quais tem afinidade ou topar o desafio de entrar numa área totalmente nova.

Não há necessidade de longos períodos para vivenciar essa experiência. Se você tem poucos dias, também pode se envolver em um projeto e transformar vidas. Pacotes mais curtos podem durar cerca de uma semana; alguns dias você atua no projeto e nos outros faz o seu roteiro turístico.

De qualquer maneira, você irá ajudar e muito aquela comunidade e terá um grande aprendizado durante esse período. Propor-se a vivenciar o cotidiano das pessoas durante um tempo é uma forma de romper com a zona de conforto. Você irá conhecer determinado destino turístico por meio dos seus habitantes e essa experiência é, por si só, extremamente rica.

O que é voluntariado?

Ser voluntário significa doar um pouco de si para o outro. Com boa vontade e desejo de fazer a diferença, é possível tornar o mundo um lugar melhor e mais justo, esse é o princípio do voluntariado. Você sente que pode fazer essa diferença? Então não perca mais tempo, muitas pessoas estão aguardando a sua ajuda.

Não acredite na ideia de que o voluntário trabalha sem ganhar nada em troca. Embora seja um trabalho sem remuneração, ver o sorriso de uma pessoa que tem a vida melhorada graças às suas ações não tem preço, não é mesmo? Prepare-se para ter a sua vida mudada também depois dessa experiência tão especial.

Destinos para fazer turismo social

É possível encontrar roteiros de turismo social para o mundo inteiro. Engana-se quem pensa que só é possível fazer esse tipo de turismo na África ou Ásia, muito pelo contrário. Existem pessoas no mundo inteiro que precisam da sua ajuda. Assim não é preciso ir longe ou sair do seu país para encontrar um projeto bacana que possa promover mudanças sociais.

No Brasil, por exemplo. Você já pensou na possibilidade de unir aquela viagem dos sonhos para cidades turísticas, como Recife, com alguns dias dedicados a ajudar a construir moradias com melhores condições para as comunidades da região? Você pode viver essa experiência nas suas próximas férias. Desfrute da deliciosa gastronomia local, se divirta e ainda se encante muito com a beleza do maracatu — dança tradicional da região.

Cidades brasileiras afetadas por desastres também devem ser consideradas na hora de escolher o seu destino. É o caso de Mariana, em Minas Gerais. Após o rompimento das barragens, a região passou a ter uma série de necessidades, e é nesses momentos que as ações de turismo social são importantes para contribuir com as comunidades e ajudar a promover o turismo novamente nas localidades mais atingidas.

Se você procura por novas experiências, quer fazer a diferença e lutar por ideais em que acredita, não tenha dúvidas, junte isso com as suas férias e aproveite todas as possibilidades do turismo social. Que tal entrar em contato conosco, queremos te ajudar a realizar essa viagem tão especial e única!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br