EnglishPortugueseSpanish

Viajar sozinho: Dicas de destinos e cuidados para boas experiências

Home / Blog / Viajar sozinho: Dicas de destinos e cuidados para boas experiências

Viajar sozinho: Dicas de destinos e cuidados para boas experiências

O tempo todo estamos rodeados de pessoas. Trabalhamos ao lado delas, nos momentos de lazer lá estão elas e no ambiente familiar também. Não há problema algum nisso. Afinal, somos seres sociais, ou seja, não podemos viver sozinhos, pois precisamos uns dos outros. Contudo, a presença constante acaba afastando de nós algo muito importante: a solitude. Essa, por sua vez, tem um papel importante na busca do autoconhecimento e é, justamente, isso que viajar sozinho proporciona.

É viajando sozinho que conseguimos ter um momento com nós mesmos, aprendemos a curtir a nossa própria companhia e a entender quem somos realmente. É na solitude que podemos despertar para o autoconhecimento e isso é fundamental para que possamos viver em harmonia com o outro e conosco.

Por conta disso, muitas pessoas embarcam em uma solo trip. As mulheres brasileiras, por exemplo, estão cada vez mais viajando sozinhas. Uma pesquisa da Voopter, plataforma de venda de passagens aéreas, entrevistou 5.419 mulheres e constatou que 53,6% já tinham se aventurado em uma viagem solo. Essas mulheres entendem os benefícios de viajar sozinha. Contudo, também devem entender a importância do planejamento para que a aventura ocorre da melhor forma possível.

Acontece que viajar sozinho requer pesquisa e isso ocorre desde o planejamento. É importante iniciar a programação entendendo qual é o nosso estilo de viagem, pois isso vai garantir que escolhamos um destino que atenda às nossas ânsias, desejos e necessidades.

Por exemplo, se sou um viajante que procura fazer algo que gere um impacto social, o ideal é procurar um destino que possa oferecer isso. Neste caso, o Jalapão, no Tocantins, seria uma ótima escolha, pois lá é possível participar do programa de Voluntário Pela Natureza e ajudar em atividades visando a preservação ambiental.

Entende a lógica? Precisamos conhecer nosso estilo de viagem para encaixar com o destino. E você, já sabe qual é seu estilo de viajante? Caso sim, abaixo listamos alguns destinos que são ótimos para quem quer embarcar sozinho em uma trip. Confira!

3 destinos interessantes para viajar sozinho

Florianópolis

Conhecida como a Ilha da magia, Florianópolis é um destino interessante para os amantes da natureza, que querem tranquilidade, mas sem deixar de lado uma boa curtição. A ilha é reconhecida por ter algumas das praias mais bonitas do Brasil. Apesar da grandiosidade da sua beleza, Floripa encanta por sua energia de simplicidade e seu povo acolhedor e simpático.

Por lá, é possível pegar um sol e dar um mergulho nas praias do Jurerê, Lagoinha, Brava, Daniela, Mole e Joaquina. Além disso, o viajante pode aproveitar a gastronomia e as festas na ilha sem gastar muito. Por isso, se você procura por um destino com muita natureza, tranquilidade, um pouco de agitação e não pode gastar muito, Florianópolis é o lugar perfeito.

Porto Seguro

Segurança, lindas praias, boa culinária e noites agitadas são alguns dos atrativos de Porto Seguro para os viajantes solos. O destino é ideal para quem procura uma cidade no nordeste que não seja a tão conhecida Salvador.

Em Porto Seguro, o turista pode aproveitar as praias, curtir a movimentada noite e caminhar com segurança. Um destaque da cidade é que os pontos turísticos ficam localizados próximos um do outro e isso facilita a vida do viajante, que pode caminhar com tranquilidade pela cidade.

Queenstown

Os aventureiros de plantão que procuram um destino internacional vão se apaixonar por Queenstown, considerada a capital da aventura. Localizada na Nova Zelândia, a cidade é rodeada de montanhas e também pelo Lago Wakatipu de águas cristalinas.

Por lá, há muita animação e atrações. Uma das atrações famosas é o complexo Skyline Queenstown que oferece uma vista única. Para chegar até o complexo, o viajante tem que fazer uma trilha e pegar um bondinho. Além disso, outras atrações de destaque são: voar de paraglider, fazer trilhas,  andar de bike e aproveitar os oito parques da cidade.

Agora que já falamos sobre a importância de saber qual é o estilo de viagem e apresentamos algumas opções de destinos para viajantes solos, é a hora de conversarmos sobre os cuidados para aproveitar uma viagem com segurança.

Cuidados essenciais para quem vai viajar sozinho

Faça o planejamento da viagem

Quem viaja sozinho precisa ter cuidados redobrados e tudo começa no planejamento. É importante fazer um roteiro e colocar os destinos que pretende conhecer, quantos dias ficará em cada um e quais passeios serão realizados. Com essas informações, é possível fazer pesquisas de preços e prever qual será o orçamento.

Pesquisa muito sobre o destino

Após realizar o planejamento, é indispensável pesquisar sobre o destino. Atualmente, o que não faltam são informações relevantes na internet. Veja o depoimento de blogueiros que já passaram pelo local e quais são as dicas deles. Outra dica: há muitos grupos de viajantes no Facebook que podem ajudar a encontrar mais informações. Por isso, se precisar saber mais sobre o destino, vale bater um papo em alguns desses grupos e pedir informação.

Escolha uma boa hospedagem

Outro cuidado importante para quem viaja sozinho é a hospedagem. Antes de realizar a reserva, é indispensável verificar qual a localização do hostel, pousada ou hotel. Priorize sempre hospedagem em boas localizações. Ademais, é interessante que o viajante analise as avaliações da hospedagem nos sites como TripAdvisor para verificar se o local é realmente confiável e de qualidade.

Tenha informações de segurança

Algumas informações são essenciais ter no celular e também em uma agenda de papel. Por exemplo, se a viagem é internacional, tenha o número do consulado brasileiro, o da polícia e da emergência. Agora se a viagem é nacional, é fundamental ter o número de polícia sempre em mãos.

Faça seguro viagem

Um dos pontos que muitas vezes é ignorado por viajantes é o seguro viagem. Contudo, essa é uma das dicas mais importante para que viaja sozinho. O seguro é essencial para garantir que, caso ocorra uma emergência, haja alguém (empresa) para ajudar e para que não tenha gastos financeiros exorbitantes. Já imaginou estar sozinho em outro país e ter uma emergência médica? Não queremos pensar nisso, né? Mas é algo que precisa ser pensado em um planejamento.

Agora que você já tem algumas dicas sobre viajar sozinho, é preciso lembrar que aprender mais sobre o assunto também é essencial. Agora quer receber mais conteúdo como esse em seu e-mail? Assine nossa newsletter!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br