EnglishPortugueseSpanish

Viagens de aventura: saiba o que levar e como se preparar!

Home / Blog / Viagens de aventura: saiba o que levar e como se preparar!

Viagens de aventura: saiba o que levar e como se preparar!

Realizar viagens de aventura é uma experiência única que permite um contato direto com o meio ambiente e consigo mesmo. Por mais que muita gente ainda não tenha experimentado — ou, até mesmo, tenha algum receio de fazer —, ter uma vivência deste tipo é algo extremamente satisfatório.

Pernoitar em meio à natureza, percorrer rios e cachoeiras, se banhar em uma praia deserta e conhecer comunidades locais rurais e de base comunitária são apenas alguns dos encantos que uma viagem dessa pode fornecer ao aventureiro. E, claro, como em qualquer atividade, é recomendado seguir algumas dicas, se preparar fisicamente e ter os equipamentos adequados.

Seguindo isso, sua viagem de aventura tem tudo pra dar certo. Pensando nisso, separamos alguns conselhos importantes para você se preparar e desbravar esse mundão. Confira!

Esteja disposto fisicamente

Para viagens de aventura, independentemente do destino, é recomendado ter, um mínimo de preparo físico. As atividades do ecoturismo geralmente envolvem caminhadas e trilhas com diversos níveis de dificuldade e, para concluir seu objetivo, estar em dia com seu corpo é muito importante.

Se a ideia for praticar esportes um pouco mais extremos, como trekking, escalada ou rapel, a atenção deve ser redobrada. Nesses casos, realizar treinamentos e, até mesmo, consultar um médico é imprescindível para evitar surpresas em sua aventura.

Saiba escolher seu mochilão

As famosas mochilas cargueiras são as mais utilizadas em viagens de aventura, pois permitem transportar bastante coisa e de forma muito mais prática. Porém, é preciso saber escolher o modelo, assim como organizar suas coisas dentro dela.

Um erro muito comum — inclusive citado em diversos sites — é a indicação das mochilas mais leves. Parece óbvio essa escolha, porém, o correto não é optar simplesmente pelo material menos pesado, e sim pela mochila com o menor peso percebido.

Hoje, diversas marcas produzem as mochilas cargueiras com tecnologia e design que permitem tirar o maior peso dos ombros e transferi-lo para a lombar, dando a sensação que a carga é mais leve em suas costas.

Tenha equipamentos úteis para viagens de aventura

Com cada vez mais pessoas interessadas em praticar viagens de aventura, o que não falta no mercado são equipamentos leves e compactos, exclusivamente desenhados para isso.

Muitos deles se tornam necessários, dependendo do perfil de seu roteiro e, por isso, é bom ter alguns em mãos para evitar imprevistos. Abaixo, conheça alguns destes acessórios que podem ser bastante uteis.

Lanternas e lampiões

Já foi o tempo dos aventureiros carregarem os antigos botijões a gás de seus lampiões amarrados às suas mochilas. A tecnologia avançou e existem pequenas luminárias e lanternas de LED, extremamente leves e muito mais potentes que as antigas — sem contar que são muito mais seguras. Esse item é indispensável para quem pretende passar noites com pouca estrutura de iluminação.

Barracas

Se sua ideia for acampar, tenha em mente que a barraca será seu quarto nos próximos dias, no destino escolhido. Opte por marcas reconhecidas e por produtos de qualidade. Não queira passar uma noite de chuva, por exemplo, com uma barraca de material duvidoso.

Itens para cozinhar

Uma das atrações de viagens de aventura é a hora de cozinhar. Engana-se quem pensa que aventureiro precisa comer somente macarrão instantâneo. Com a variedade de equipamentos práticos quem existem, é totalmente possível preparar boas refeições durante sua viagem. Os acessórios vão de fogareiros a panelas dobráveis que cabem em um único bolso de sua mochila.

Alimentos liofilizados

Ainda falando sobre comida, os alimentos liofilizados ganham espaços entre os praticantes de ecoturismo. A vantagem desses pratos é o fato de não necessitarem de refrigeração para mantê-los conservados — e, também, por não perderem seu sabor e seu valor nutricional. Mais uma prova de que a ideia de passar perrengue na hora de comer durante viagens de aventura é coisa do passado.

Equipamentos térmicos

Esses objetos são imprescindíveis para sua segurança, principalmente por envolverem conforto e, por vezes, garantirem sua saúde durante a aventura. Isolantes térmicos e sacos de dormir, por exemplo, são acessórios que podem permitir noites mais tranquilas em seu roteiro. Sacos estanques também podem salvar suas caminhadas e dar a segurança de que suas roupas ou equipamentos — como colchonetes — não molhem.

Calçados adequados

Os calçados fazem muita diferença nas viagens de aventura. Lembre-se que, provavelmente, você percorrerá alguns quilômetros a pé e com peso nas costas. Por isso, nada mais confortável que ter tênis ou botas adequados para essas atividades e preferivelmente já bem usado. Imagina só bolhas no pé no primeiro dia da trip?

Defina bem seu roteiro

Geralmente, viagens de aventura contam com menos estrutura que as convencionais. Alguns destinos podem não possuir sinais de celular, caixas eletrônicos, além de ter transportes bem limitados, por exemplo. Por esse motivo, é muito importante realizar um planejamento detalhado e se atentar a todas as limitações locais para evitar surpresas.

Faça uma pesquisa das cidades mais próximas com antecedência, contendo informações sobre horários de transporte, meios de pagamentos aceitos na região e estrutura básica como bancos, postos de saúde e mercados. Tome como referência dicas de outras pessoas que já realizaram este mesmo roteiro.

Leve sempre um kit de medicamentos

Um dos itens que não pode faltar em sua aventura é a velha bolsa de primeiros socorros com os medicamentos básicos. Separe acessórios para casos de pequenos ferimentos, assim como os remédios de enjoo, dor de cabeça e de barriga, entre outros. Em certos destinos, nunca se sabe onde tem a farmácia mais perto.

Fique de olho na previsão do tempo

Tudo bem que, para um bom aventureiro, muitas vezes a previsão do tempo não impede de realizar a viagem. Porém, ficar atento a esse ponto pode ajudar muito a planejar o roteiro e equipamentos extras que devem ser incluídos na mochila, evitando certos imprevistos.

Confira mais de uma vez as mudanças de tempo — pelo menos uma semana antes de embarcar na aventura — e esteja preparado com as possíveis previsões.

E mega importante: mantenha as pessoas avisadas sobre seu plano de viagem e período, datas, o qual pretende dar aquela sumidinha. E se possível, as coordenadas dessa região. Afinal, nunca se sabe, né!?

Com essas dicas, suas viagens de aventura têm tudo para dar certo — com mais segurança e conforto. Aproveite a natureza e desfrute as maravilhas que somente o ecoturismo permite, sempre lembrando de respeitar o meio ambiente e as culturas locais.

Gostou deste post? É apaixonado por viagens e roteiros alternativos? Siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas sobre os melhores destinos pelo Brasil e pelo mundo.

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br