EnglishPortugueseSpanish

Trabalho voluntário e carreira: como ajudar ao próximo pode influenciar sua vida profissional?

Home / Blog / Trabalho voluntário e carreira: como ajudar ao próximo pode influenciar sua vida profissional?

Trabalho voluntário e carreira: como ajudar ao próximo pode influenciar sua vida profissional?

A valorização do trabalho voluntário está crescendo cada vez mais, passando os benefícios iniciais de ajudar o próximo e transformar o mundo, e tornando-se um trunfo enorme na hora das temidas entrevistas de emprego.

Por promover experiências imersivas de atuação e trabalho coletivo e colaborativo — competências muito requisitadas por empresas — o trabalho voluntário pode influenciar o desenvolvimento em sua vida profissional, impulsionando tanto sua carreira como também lhe posicionando melhor no mercado de trabalho. 

E então, vai perder a oportunidade de saber mais sobre a ligação do trabalho voluntário e carreira? Claro que não! Separamos algumas informações importantes que lhe darão uma visão mais ampla de como ajudar o próximo pode contribuir para a construção de uma carreira de sucesso. Confira!

O que é trabalho voluntário?

Trabalho voluntário, segundo a lei 9.608 de 1998, é uma atividade não remunerada que tem como foco prestar um serviço cívico, cultural, científico entre outras coisas.

Porém, na vivência, o trabalho voluntário é um dos principais meios de fazer a diferença na sociedade. Afinal, vivemos em sociedade! E a finalidade é justamente doar uma parcela do seu tempo e talento e, muitas vezes, do seu dinheiro, para contribuir para mudar a vida e o mundo de comunidades e pessoas em todo canto do planeta. Seu planeta.

Atualmente, segundo estudo feito pela Charities Aid Foundation, um em cada cinco brasileiros fazem algum tipo de trabalho voluntário. Ou seja, 20% dos brasileiros atuam como voluntários em algum projeto, marca recorde para o país que havia registrado 18% no levantamento anterior.

No geral, o Brasil está em 75º lugar no ranking dos países que mais atuam na área do voluntariado no mundo, posição melhor que a dos anos anteriores, mas ainda bem abaixo.

Benefícios para ambos os lados

Ajudar os outros pode ter um impacto muito grande na sua vida, afinal, com a correria do dia a dia, poucas pessoas tiram um tempo para realmente pensar no próximo e em sua realidade.

Por isso, ao vivenciar situações tão diferentes da sua, você consegue enxergar melhor o mundo a sua volta, com uma percepção consciente da sociedade e de seus problemas.

Além disso, o trabalho voluntário exercita e ajuda o desenvolvimento de habilidades e competências, importantes não apenas para a vida pessoal, mas também para a profissional.

O trabalho voluntário traz benefícios para ambos os lados. De um lado, você contribui para mudar a sociedade, de alguma forma. Do outro, a experiência irá promover um crescimento e amadurecimento muito grande.

Como o trabalho voluntário pode alavancar uma carreira?

Ao preencher o formulário de seleção para uma vaga de trabalho, você nota um espaço dedicado, exclusivamente, ao quesito voluntariado. Você já deve ter passado por essa situação, afinal, as empresas têm demonstrado cada vez mais interesse por conhecer profissionais que tenham passado por esse tipo de experiência.

Um estudo realizado pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil revelou que empregados que realizam algum tipo de ação voluntária têm 16% a mais de índice de engajamento do que aqueles que não participam de atividades voltadas para o trabalho voluntário.

As empresas acreditam que, ao realizar esse tipo de trabalho, as pessoas aprendem a exercer mais o seu lado humano, desenvolvendo uma sensibilidade maior para enxergar o mundo, tornando-os pessoas mais humanistas, participativas e conscientes. Essas são qualidades muito buscadas e almejadas na hora da busca por um profissional.

O presidente da Associação de Profissionais de Recursos Humanos (APRH) de Sorocaba, Daniel de Carvalho Luz, ressalta que em processos de seleção, quando os candidatos possuem qualificações muito parecidas, o trabalho voluntário pode ser um grande trunfo, destacando-o e colocando-o na frente dos demais.

Qualidades do voluntário apreciadas pelas empresas

O trabalho voluntário desenvolve bastante a formação pessoal, mas, para as empresas, essa é uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades que prepararão o candidato para possíveis desafios e problemas encontrados, futuramente, no mercado de trabalho.

O desenvolvimento de proatividade, bom relacionamento interpessoal, tomada rápida de decisões e pensamento crítico são características desenvolvidas em um programa de trabalho voluntário e que todo gestor busca na hora de contratar um profissional para fazer parte de sua equipe.

Ao trabalhar com causas sociais, você também pratica outros valores considerados importantes e essenciais para o dia a dia de uma empresa, como liderança, comprometimento, comunicação e trabalho em equipe.

Como citar o trabalho voluntário no currículo?

Primeiro, é importante entender que o tipo de atividade que você fez ou faz não precisa estar, diretamente, relacionada a sua área de atuação ou se adequar às descrições da vaga pretendida. Isso não influenciará a visão da empresa e continuará sendo um ponto muito positivo no seu currículo.

Porém, é importante saber descrever, sendo sucinto e objetivo, sobre o tipo de atividade realizada, como isso contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, passando por algumas experiências mais relevantes que você vivenciou durante o período.

Geralmente, você pode acrescentar essas informações como atividades complementares no currículo, mas é importante dar o destaque necessário. Em plataformas de cadastro, muitas vezes, você encontra campos específicos para esse tipo de informação.

Algumas, inclusive, fornecem espaços para arquivos de mídia, como fotos, vídeos, etc. Não deixe de incluir tudo o que tiver sobre a atividade em questão. Quanto mais informação, melhor será o entendimento da empresa das qualidades e das competências que você desenvolveu durante esse período.

Quando a atividade não estiver diretamente relacionada a sua área de atuação, o recrutador possivelmente entenderá isso como uma amostra de sua versatilidade e facilidade de adaptação.

E, por fim, é importante ter a consciência de que o trabalho voluntário não deve ser realizado como uma obrigação ou apenas para melhorar o currículo. Ajudar o outro é uma responsabilidade muito grande e não deve ser usada como meio de se promover.

Essa é uma atividade que envolve a doação do seu tempo e da sua disponibilidade, por isso, deve ser tratada de forma respeitosa. Ter uma experiência prazerosa é o que engrandecerá ainda mais o seu voluntariado.

E você? Já fez algum tipo de trabalho voluntário? Compartilhe com a gente a sua experiência aqui nos comentários.

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br