EnglishPortugueseSpanish

SAIBA QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TURISMO VOLUNTÁRIO NA RÚSSIA!

Home / Blog / SAIBA QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TURISMO VOLUNTÁRIO NA RÚSSIA!

SAIBA QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TURISMO VOLUNTÁRIO NA RÚSSIA!

O turismo voluntário tem despertado interesse em muitas pessoas que procuram ajudar o próximo. Ter a oportunidade de conhecer outras culturas, aprimorar novos idiomas e ainda cooperar por meio do suporte humano em projetos sociais e ambientais é algo realmente gratificante.

Se você sente esse ímpeto, e aproveitando o momento do evento esportivo da Copa do Mundo da FIFA ser no país russo, que tal conhecer as possibilidades de realizar um turismo voluntário por lá?

No decorrer deste post, você terá a oportunidade de conhecer algumas opções de programas voluntários na Rússia e ainda saber como receber a ajuda adequada para pôr em prática a sua viagem. Confira!

RÚSSIA: PAÍS DE TURISMO VOLUNTÁRIO

A Rússia é um local de muitas histórias e curiosidades. Ao ingressar no país, você terá a chance de se juntar a ativistas de outras nacionalidades e conhecer um pouco mais da região.

Por ser o país sede da Copa do Mundo da FIFA neste ano, muitos voluntários estão ajudando no processo de gerenciamento e hospedagem desse evento.

Estando no país, você tem a chance de conferir algumas peculiaridades e até mesmo algumas situações um pouco inusitadas, tais como:

  • os horários dos meios de transporte mais usados pela população seguirem a hora da capital do país, apesar dos diversos fusos horários que existem;
  • se tiver vontade de comer algum queijo francês ou outro britânico, não será possível. Desde 2014, o país veta a entrada de muitos dos alimentos europeus, como resposta às ações políticas de outros países, das quais a Rússia sofre algum tipo de retaliação;
  • você talvez não consiga assistir vídeos de muitas plataformas estrangeiras ou ter acesso a várias redes sociais como a LinkedIn. Para a população russa, esse fato já não é nenhuma novidade, por acontecer com muita frequência. Já os turistas se surpreendem com tal situação.

Conheça agora as opções para participar dos seguintes programas voluntários nesse país tão diversificado:

GREENPEACE

Quer fazer parte do grupo de ativistas que trabalham por um planeta menos poluído e animais protegidos? Se sua resposta for sim, estando na cidade de São Petersburgo ou Moscou, poderá participar da organização da Greenpeace. Por lá, existe o programa de ajuda ao Ártico e a prevenção do aquecimento global.

Um dos objetivos da organização é evitar que o local seja abatido pela exploração da pesca e do petróleo. Sendo assim, com a criação de um santuário global na área, as espécies serão protegidas.

Entre os animais que precisam ser protegidos da destruição humana, nessa reserva, podemos destacar: a beluga (aka baleia branca), o urso polar, a rena e a raposa do ártico.

PARQUES NATURAIS

Ao participar desse programa você poderá contribuir por meio de visitas exclusivas aos diversos parques naturais do país. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, conhecimento básico de inglês para se comunicar e um passaporte válido.

Confira um pouco mais das regiões que sempre precisam de voluntários para manter a preservação do local e ainda salvar espécies de animais que estão desaparecendo:

SIBÉRIA

Situada no centro-sul da Sibéria, a reserva de Alatau tem floresta de pinheiros, cedros, águas subterrâneas e lagos profundos.

CÁUCASO

É um dos patrimônios naturais da humanidade, encontram-se as montanhas que marcam o ponto mais alto da Europa. Vale ainda acrescentar que os lagos da reserva abrigam espécies únicas de peixes.

ALTAÍ

Conhecida também como “Montanhas douradas do Altaí”, a região encontra-se também na lista do patrimônio natural e cultural da humanidade, segundo a Unesco. As florestas são selvagens e apresentam mais de mil lagos transparentes e bem gelados.

MARINHO ORIENTAL

Criada para preservar as plantas, serpentes, espécies marinhas, tubarões e outros animais que estão ameaçados de extinção. No local ainda é possível encontrar margens estreitas de grama, florestas densas com um mar limpo e virgem.

TRABALHAR COM A ONU

Desde 1970, a Organização das Nações Unidas, por meio de seu programa Voluntários das Nações Unidas, oferece diversas opções de ser voluntariado, como:

  • redução de risco de desastres;
  • projetos de serviços básicos sociais;
  • melhorias das áreas da saúde e educação;
  • trabalhos em campo;
  • manutenção da paz;
  • organização de eleições;
  • promoção dos direitos humanos;
  • proteção de áreas ambientais e outros.

​Qualquer interessado deve acessar a plataforma da organização e se cadastrar. Após a inscrição, você já está na base de dados e deve aguardar para ser contatado, caso precise de alguém com suas habilidades.

ZOOLÓGICO

Se sua preferência for estar perto dos animais da floresta, mesmo estando na cidade, a dica é ser voluntário no Zoológico de Moscou. Você terá a oportunidade de aprender como vivem os animais selvagens e ainda ensinar aos visitantes como devem agir ao estarem próximos na área de exposição.

Além dos animais, também terá contato com os nativos e pessoas de outras nacionalidades que podem visitar o local. Com isso, sua experiência será ainda mais enriquecedora, por estar interagindo com diferentes idiomas e culturas.

AJUDA ARTÍSTICA

A cerca de 200 km da capital Moscou, dentro de uma área de conservação, fica o incrível parque artístico de Nikola-Lenivets. Por lá, não falta trabalho para os voluntários que desejam se engajar e conhecer a cultura da Rússia.

Tais eventos acontecem todos os anos, atraindo milhares de pessoas para ficar em contato com os arquitetos, artistas, designers, ver os projetos artísticos e apreciar a natureza.

Se surgir interesse nesse tipo de voluntariado no parque Nikolai-Lenivets, as possibilidades ainda incluem:

  • construir instalações de arte;
  • ajudar com a organização de festivais;
  • participar de colônia de férias;
  • trabalhar em uma fazenda ecológica;
  • fazer paisagismo;
  • oferecer assistência em outras atividades durante alguns fins de semana ou até meses.

Por fim, vale ressaltar que ao fazer turismo voluntário, você contribui para um planeta mais justo e ainda acrescenta muitas experiências pessoais. Também sentirá uma grande realização pessoal, por saber que suas habilidades foram úteis em prol de ajudar os outros.

Agora que conheceu um pouco mais das opções de voluntariado na Rússia e sentiu o desejo de viajar, mas não sabe como fazer, entre em contato conosco. Queremos ajudar com um suporte completo para que realize esse projeto. Esperamos por você!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br