EnglishPortugueseSpanish

Saiba como funcionam as expedições solidárias

Home / Blog / Saiba como funcionam as expedições solidárias

Saiba como funcionam as expedições solidárias

Você já ouviu falar em expedições solidárias? Viajar está se tornando cada vez mais uma paixão de muitos brasileiros por aí. As razões para isso são infinitas: ter a oportunidade de descansar, conhecer novos lugares, ter momentos de lazer com a família e amigos, etc.

Porém, uma coisa que vem ganhando muito valor quando se trata de viagens são as experiências e os ganhos pessoais que o ato de conhecer novos lugares pode agregar para a vida das pessoas. 

Desbravar cada cantinho do mundo, conhecer novos ambientes e descobrir novas culturas e hábitos: esses três itens ganharam espaço e têm encabeçado muitas listas de coisas necessárias para se realizar em uma viagem.

Alinhado a isso está o desejo de fazer a diferença e ajudar pessoas que precisam ao redor do mundo. Porém, muitas vezes, é difícil encontrar espaço na agenda para desenvolver alguma ação ou projeto com esse intuito e a rotina acaba por sufocar e jogar essa vontade para escanteio.

Porém, uma prática alternativa que está ganhando cada vez mais espaço e o coração dos brasileiros veio para unir o turismo ao trabalho voluntário, propiciando uma experiência não só de enriquecimento humano, mas de compartilhamento de experiências e conhecimentos, em prol do desenvolvimento e crescimento de outras pessoas e comunidades.

As expedições solidárias vieram para isso. Basicamente, essa é uma maneira de passar as suas férias dedicando-se ao trabalho voluntário. Mas, para entender melhor esse conceito, como ele funciona e quais vantagens oferece acompanhe o nosso post abaixo!

O que são as expedições solidárias?

Expedições solidárias são uma maneira alternativa de juntar lazer e solidariedade em uma única viagem.

O principal foco dessa iniciativa é desenvolver ações e projetos para ajudar a melhorar o índice de qualidade de vida de comunidades mais carentes ao redor do mundo, por meio de ações de voluntariado.

De forma diferente, quem opta por viver essa experiência entra em uma imersão cultural e social, conhecendo novos lugares e suas realidades, assim como pessoas de todo o tipo, com seus perfis e particularidades.

Como funcionam as expedições solidárias?

As expedições têm grande impacto tanto na vida dos viajantes quanto na vida das comunidades que o receberão. Várias instituições brasileiras já começaram a promover as viagens, buscando sempre unir o turismo às necessidades das comunidades, filtrando e desenvolvendo ações voluntárias que agregarão e contribuirão para o desenvolvimento social das pessoas que vivem naquele local.

O viajante tem a oportunidade de utilizar suas habilidades e competências da melhor maneira possível, optando por locais que mais necessitam de seus trabalhos, maximizando e garantindo a eficácia de suas ações.

Além disso, os voluntários podem escolher tarefas das mais diversas possíveis para participar, indo desde cozinhar em abrigos a construir casas para famílias que perderam suas propriedades para desastres naturais.

Com essa oportunidade, os viajantes não só utilizam de suas competências, mas ganham novos conhecimentos em diversos campos.

Há também diversos tipos de expedições solidárias, com roteiros exclusivos e personalizados para todos os tipos de gostos, como você pode ver abaixo:

Ecoturismo

Uma opção é realizar expedições solidárias para lugares que praticam a preservação ecológica e sustentável de uma região.

Missões em áreas de risco

Você também pode optar por participar de grupos que entregam doações de comida, remédios ou roupas em áreas que sofreram algum desastre natural, como terremotos e enchentes, ou até mesmo em áreas com risco de guerra.

Projetos

O Turista Solidário também pode contribuir elaborando projetos e ações para desenvolver e melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades em diversas esferas.

Algumas opções são organizar campanhas de doações de roupas, material escolar, jogos educativos, remédios, materiais de construção, entre outros. Também pode ser bastante interessante promover palestras e atividades voltadas para o empreendedorismo ou oficinas que estimulem os jovens a desenvolverem seus talentos, de forma a impactar positivamente na economia do local.

Quais são os benefícios das expedições solidárias?

Agora que você já conhece melhor o conceito de expedição solidária fica mais fácil entender se essa forma de viajar funciona ou não para você.

Mas, se você ainda tem dúvidas, confira alguns dos benefícios e vantagens do turismo solidário:

Conhecer de verdade os locais

Com as expedições solidárias, você tem a oportunidade de conhecer e fazer parte da rotina dos locais por onde passar, vivenciando uma nova realidade e cultura.

Conhecer as pessoas, aprender seus hábitos e tradições e compartilhar disso com elas vai marcar muito mais a sua viagem do que as fotos que você tirar durante sua estadia.

Aprender a conviver com o diferente

Ao decidir participar do turismo solidário, você se abre para uma nova experiência, totalmente desconhecida. Você estará inserido em um lugar novo, com pessoas e hábitos diferentes do seu e isso pode causar certo medo a princípio.

Porém, quando você se deixar viver completamente essa experiência é que começará a superar as dificuldades iniciais e aprender a enfrentar os desafios que surgirão. Isso enriquecerá não apenas a sua estadia, mas também lhe dará vários aprendizados para a vida.

Utilizar suas competências para ajudar aos outros

Compartilhar um pouco de suas competências e habilidades com os outros pode fazer muita diferença na vida de quem não sabe quase nada.

Ensinar a tocar um instrumento, um novo idioma, a bordar ou até mesmo a ler e escrever — são ações que podem parecer pequenas, mas que causam grande impacto na vida do outro e, no final do dia, são motivos de grande satisfação e orgulho.

Fazer uma viagem diferente

As expedições solidárias podem ser a oportunidade perfeita para você sair da sua rotina, conhecer outros lugares e, de quebra, ainda contribuir e ajudar para o desenvolvimento social daquele lugar.

Afinal, viajar pode ser muito mais que ir marcando pontinhos em um mapa, né?

Ajudar no combate às desigualdades sociais

Participar de atividades que promovem ações de voluntariado podem ajudar e muito no combate às desigualdades sociais e na melhora da qualidade de vida de várias comunidades carentes de cidades ao redor do mundo.

Ajudando crianças e adolescentes a se desenvolverem, trabalhando em prol do direito das mulheres ou de pessoas com deficiência, atuando nos centros de saúde… são várias ações que contribuirão para o bem comum.

Além disso, você ainda contribui para a economia de um local não tão turístico, favorecendo ainda mais as pessoas da região.

Afinal, a expedição solidária vale a pena?

As expedições solidárias são uma experiência enriquecedora que lhe farão enxergar o mundo e as coisas à sua volta com outros olhos.

Essa é a oportunidade ideal para vivenciar novas realidades, podendo imergir e entrar de cabeça em uma nova cultura.

Além disso, você ainda estará envolvido em uma causa social muito nobre, contribuindo ativamente para mudar e transformar o mundo das pessoas que vivem nas comunidades carentes e não têm acesso a vários recursos que você pode ofertar.

Agora que você já conhece melhor as expedições solidárias, que tal começar a planejar a sua próxima viagem? Para começar, procure uma agência que ofereça esse serviço e comece a traçar um roteiro que mais se adeque a você. E que tal entender um pouquinho mais sobre o papel da agência no planejamento das expedições solidárias?

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br