EnglishPortugueseSpanish

Saiba como fazer trabalho voluntário vai mudar sua vida!

Home / Blog / Saiba como fazer trabalho voluntário vai mudar sua vida!

Saiba como fazer trabalho voluntário vai mudar sua vida!

Realizar trabalho voluntário faz um enorme bem, não só para quem o recebe, mas também para quem o pratica. São diversas as opções em que você pode ser útil, usando suas habilidades em prol de quem precisa.

Com certeza, possibilidades de viver novas e transformadoras experiências estão à disposição de quem busca pelo voluntariado. É possível, inclusive, unir o trabalho voluntário com o turismo. Combinação perfeita, não é mesmo?

Neste post, vamos mostrar os principais benefícios de se voluntariar e os motivos que te levarão a embarcar na empreitada que mudará sua vida. Continue a leitura para descobrir como!

O trabalho voluntário é transformador

Os ganhos com o trabalho voluntário são totalmente abstratos. É por essa razão que ele muda nossa vida. A sensação de felicidade, ao perceber que fizemos algo útil, que pode representar muito pouco para nós ou, até mesmo, parecer insignificante, tem um significado especial e único para quem o recebe.

Um sorriso, por exemplo, faz valer a pena todo esforço empregado e, é capaz de motivar a querer contribuir cada vez mais. O altruísmo não é carregado de méritos, mas sim de amor. Quando doamos, sem esperar nada em troca, recebemos mais do que toda e qualquer recompensa material.

No momento da escolha, temos a liberdade de optar pelo que mais tem a ver com nossos ideais. Há oportunidades para auxiliar pessoas carentes, idosos, animais, preservar a natureza, entre outras. Temos a chance de mudar o mundo e realizar projetos que ficavam inertes em nossas mentes.

Ser voluntário faz bem à saúde

Segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Exeter, Reino Unido, e publicado na revista BMC Public Health, participar de trabalhos voluntários faz bem à saúde. A pesquisa concluiu que os voluntários vivem mais, posto que a taxa de mortalidade, em relação aos não voluntários, é 20% menor.

Outros estudos ainda revelam menores índices de hospitalização e estresse para quem se dispõe a realizar trabalhos voluntários constantemente. Isso pode ser explicado tanto pelo maior tempo gasto fora de casa, de forma não sedentária, quanto pela qualidade da saúde mental, por meio da sensação de bem-estar provocada pela ação.

O pesquisador Allan Luks, da Universidade de Michigan (EUA), autor do livro The Healing Power of Doing Good (O poder curativo de fazer o bem), afirma que os ganhos na qualidade de vida dos voluntários têm raízes na satisfação gerada por fazer o bem. Esse efeito diminui o estresse e aumenta a produção de endorfina em nosso organismo, gerando a sensação de felicidade.

Permite o aperfeiçoamento das suas habilidades

Qualquer pessoa pode realizar trabalho voluntário. Se você é deficiente ou conta com pouco tempo disponível, por exemplo, também pode encontrar uma opção que se adeque às suas condições. São requeridas apenas disposição e boa vontade.

A mentalidade é a seguinte: se você faz algo bom, pode usar isso para fazer o bem. Faça uma lista com suas principais aptidões e levante possibilidades de como você poderá usá-las para ajudar os outros.

Quanto mais praticar uma habilidade, melhor você se tornará. Use a oportunidade para se aprimorar e desenvolver. Além disso, cada experiência representa a chance de adquirir ainda mais conhecimentos.

Ele aumenta seu círculo social

Ao exercer a solidariedade, você conhece pessoas novas, com diferentes histórias e experiências de vida. O trabalho voluntário se transforma em uma oportunidade de você fazer novos amigos e aumentar sua rede de contatos.

Por não ter remuneração envolvida, o trabalho tende a ser mais leve e agradável, criando elos sólidos entre os envolvidos.

O trabalho voluntário pode ajudar você a emagrecer!

Praticar a solidariedade tem impacto na perda de peso, é o que dizem os pesquisadores das Universidades de British Columbia, Northwestern e da Escola de Medicina Monte Sinai.

Por meio de um estudo realizado com adolescentes canadenses, em 2013, chegou-se à conclusão que aqueles que dedicaram, ao menos, uma hora e meia por semana em trabalhos voluntários, eram mais magros do que os que não fizeram isso.

Somado a esse fato, os pesquisadores encontraram taxas de colesterol e pressão menores nos altruístas.

O papel da tecnologia no trabalho voluntário

A proporção que a tecnologia ganhou nos últimos tempos tornou ainda mais fácil a tarefa de buscar pares e construir um mundo mais humanizado e justo. Sites, aplicativos e redes sociais reúnem pessoas com o mesmo propósito, possibilitando melhor organização, divisão de tarefas e estímulo na prática do trabalho voluntário.

Quantas vezes deixamos de fazer algo porque não temos companhia ou pelo medo do novo? E quando desconhecemos e perdemos a oportunidade de participar de projetos interessantes que poderíamos participar, inclusive, em nossa cidade?

Esse tipo de problema não ocorre no meio digital. Já que a distância não é, de nenhuma forma, impedimento para unir pessoas com o mesmo propósito. Além disso, com a comunicação em redes, fica fácil descobrir o que está sendo feito de voluntariado ao seu alcance.

Além de opções que permitem fazer contribuições financeiras destinadas a projetos sociais, existem outras alternativas que recrutam pessoas para atuarem, a distância ou presencialmente, junto às instituições. Basta uma pesquisa simples na internet para descobrir inúmeras oportunidades.

Trabalho voluntário aliado ao turismo

Se você pretende vivenciar uma experiência transformadora, o turismo social é a escolha certa. Além de conhecer um local novo há, nos roteiros, uma série de atividades que podem ser feitas para ajudar à comunidade do destino.

Existem instituições que, dispostas a mudar o mundo, organizam esse tipo de ação. Ao embarcar para a sua viagem, que pode ser nacional ou internacional, você não precisará se preocupar com passagens, hospedagem e tarefas. Tudo é definido na contratação do pacote. O melhor é que dentre diversos projetos, você pode escolher aquele que mais tem a ver com você.

Uma dica importante é que o trabalho voluntário não deve ser encarado como mais uma obrigação em nossa rotina. O pensamento deve ser o de praticar o bem, dentro de nossas possibilidades e disponibilidade. Não adianta assumir muito mais do que se consegue realizar porque o resultado será a frustração. Aproveite esse tempo com qualidade e de forma leve.

E você, se interessou pelos benefícios do trabalho voluntário e se convenceu que ele pode mudar sua vida? Que tal mostrar esse post para os seus amigos e familiares e inspirá-los a criar um mundo melhor? Compartilhe-o em suas redes sociais!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br