EnglishPortugueseSpanish

Roteiros alternativos: saiba como fugir dos destinos tradicionais nas férias

Home / Blog / Roteiros alternativos: saiba como fugir dos destinos tradicionais nas férias

Roteiros alternativos: saiba como fugir dos destinos tradicionais nas férias

Pensando em viajar mas está cansado daqueles destinos de sempre, com preços altos e lugares cheios? Que tal se aventurar por um roteiro alternativo, fora dos padrões e explorar uma infinidade de atrativos desconhecidos pela maioria dos viajantes?

Provavelmente você já deve ter visto fotos ou ouvido histórias de pessoas que realizaram viagens diferentes — e algumas até inusitadas. O Brasil e todo o resto do mundo preserva uma infinidade desses destinos, que muitas vezes são mais acessíveis do que imaginamos.

Uma experiência desse tipo pode ser algo único na sua vida, e pode mudar sua forma de enxergar o mundo. Por isso, neste post vamos destacar algumas das infinitas possibilidades que você poderá optar na hora de escolher seus destinos e montar um roteiro alternativo para qualquer lugar e de acordo com suas preferências. Confira!

Como definir um roteiro alternativo para a sua viagem

O Brasil e outros países escondem verdadeiros paraísos pouco explor

ados e fora dos catálogos das grandes operadoras de turismo. Mas não se preocupe: montar seu próprio roteiro alternativo pode ser o início de uma viagem surpreendente.

Use as redes sociais

É cada vez mais comum encontrar perfis e páginas de viagens nas redes sociais. Além de incentivar a viajar, essas ferramentas podem ajudar muito na hora de encontrar um destino ideal.

Acompanhe blogs de viagens

Outra forma que pode auxiliar na hora de montar um roteiro alternativo para a sua viagem são os blogs. Muitos deles são dedicados a viagens e destinos incomuns, e apresentam roteiros já prontos e detalhados.

Participe de fóruns

Os fóruns de viajantes podem sanar muitas das suas dúvidas sobre lugares e as diferentes formas de viajar, além de permitir que você interaja diretamente com outras pessoas com o mesmo objetivo.

Como fugir dos padrões de hospedagem

Optar por meios de hospedagem alternativos pode ser uma forma interessante de explorar com outros olhos o destino escolhido. As opções são cada vez mais variadas. Além de muitas vezes serem mais econômicas, permitem vivenciar experiências diferentes dos tradicionais hotéis e pousadas.

Hostel

Comum no mundo inteiro, esse meio de hospedagem coletiva é uma boa opção para o viajante que busca novas experiências locais. Além de mais baratos, é possível interagir com pessoas de outros lugares e conhecer novas culturas.

Hospedagem em casas

Pode parecer estranho para muita gente, mas é cada vez mais comum pessoas oferecerem um quarto na sua casa para receber turistas. Há opções pagas, como o AirBnb, e até gratuitas, como o Couchsurfing. Em ambos os casos, as plataformas são bem divulgadas mundialmente e com políticas de uso que garantem a segurança.

Essa experiência pode permitir uma visão totalmente diferente do destino, com os costumes e as dicas de um morador local, além da possibilidade de desbravar lugares não turísticos.

Como explorar o desconhecido

Mesmo os destinos mais visitados, sempre é possível preparar um

roteiro alternativo de atrativos menos explorados. São muitos os estilos de turismo que podem ser praticados para fugir dos padrões mais tradicionais.

Ecoturismo

Para quem busca mais contato com a natureza, uma das opções é a prática do turismo ecológico, bem difundida em diversas cidades do Brasil e do mundo. Atividades como trilhas, trekking, campismo e escaladas podem ser uma boa escolha para um roteiro alternativo.

O Brasil é um país privilegiado nesse sentido. Com suas chapadas, montanhas, praias e florestas, os destinos são muito variados.

Rotas gastronômicas

Para os apaixonados pela gastronomia, criar uma rota para desbravar novos sabores pode ser uma opção interessante e repleta de surpresas. São diversos os destinos que focam nesse tipo de turismo em diferentes regiões e períodos do ano.

Algumas cidades promovem festivais específicos de gastronomia local, e outras são reconhecidas unicamente pela culinária típica. Pesquisando sobre as opções de restaurantes e bares, é possível montar um roteiro exclusivamente nesse estilo.

Em todas as regiões do Brasil, assim como em outros países, essa mistura de viagem e gastronomia pode render uma experiência única.

Turismo cultural

Viajar com o intuito de aprender mais sobre o destino ou algum assun

to específico é sempre enriquecedor.

Há diversas cidades no Brasil e no mundo com uma relevância histórica grande e com um apelo ao turismo cultural maior ainda. Os atrativos vão de rotas religiosas, construções antigas e histórias de povos a festivais de cinema, literatura e música.

Turismo de saúde

Também conhecido como turismo de bem-estar, esse estilo de viagem ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, com atrativos voltados exclusivamente para a saúde do visitante. A busca por uma qualidade de vida melhor, aliada ao lazer, fez com que diversos destinos focassem seu turismo nesse tipo de atividade.

O Brasil, além dos diversos spas com propostas saudáveis, conta também com o famoso circuito das águas medicinais em Minas Gerais, que recebe milhares de turistas em busca de bem-estar ou até mesmo de curas alternativas para doenças.

Países como Tailândia, Índia e Japão investem significativamente nesse mercado e as opções de roteiros são infinitas, indo de banhos de lama medicinal a retiros espirituais.

Turismo religioso

Esse estilo de viagem se difere dos demais, pois tem como principal motivador a fé das pessoas. A América Latina, em países como o México, Colômbia, Argentina e Chile, possui roteiros alternativos, focado exclusivamente no turismo religioso — em especial o católico.

O Brasil, detentor do segundo maior templo cristão do mundo, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, está também entre os países que mais movimentam esse mercado no mundo todo. Na Europa, a prática desse turismo também é recorrente com a grandiosidade de suas igrejas e templos, além de travessias como a de Santiago de Compostela. Alguns países orientais, como Índia e Tailândia, também recebem uma boa parcela de visitantes interessados em atividades espirituais.

Independentemente do seu perfil, viajar é um momento de renovar as energias, e praticar um roteiro alternativo, diferente dos tradicionais destinos, é sempre algo inovador e motivador que pode superar suas expectativas e dar início a um novo ciclo da sua vida.

Não hesite: é hora de arrumar as malas e desbravar esse mundo! Gostou deste post? Quer receber mais dicas sobre roteiros de viagem? Então assine a nossa newsletter!

 

 

 

4 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
4 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br