EnglishPortugueseSpanish

O que é turismo de experiência? Descubra aqui!

Home / Blog / O que é turismo de experiência? Descubra aqui!

O que é turismo de experiência? Descubra aqui!

Para todos aqueles que enxergam no turismo algo muito além de uma oportunidade de comprar coisas baratas e tirar fotos clichês, existe um mundo de possibilidades capazes de expandir a percepção de mundo. Uma dessas alternativas é o turismo de experiência.

Mas, afinal, o que é turismo de experiência? Se quer saber mais sobre essa forma genial de conhecer lugares e pessoas, acompanhe neste material quanta coisa bacana tem para você!

O que é turismo de experiência?

Chamamos de turismo de experiência um novo tipo de turismo que tem ganhado cada vez mais destaque. Nele, busca-se mais do que uma bagagem cheia de souvenirs: o objetivo é ter uma experiência ampla e completa daquele local, com sua cultura, sua história e seu povo.

De maneira semelhante ao que ocorre no turismo social, no turismo de experiência o foco volta-se para os aspectos não materiais de uma viagem, como a gastronomia do local, sua história, as pessoas que encontramos pela estada e as lembranças que trazemos de volta conosco.

Qual a importância dessa prática para as localidades?

Sendo um dos mercados que mais movimenta a economia mundial, a atividade turística tem sofrido com graves problemas em algumas das principais cidades ao redor do mundo. Essas adversidades são, sobretudo, causadas pelo turismo tradicional e invasivo.

O superlotamento dos municípios, a grande afluência de turistas em uma mesma época do ano e a falta de respeito aos cidadãos e à cultura local estão entre as reclamações mais frequentes. O turismo de experiência, por sua vez, ao incentivar a imersão na cultura local, incita o respeito aos habitantes nativos e ao seu estilo de vida.

Dessa forma, mais pessoas são incluídas na prática turística, expandindo seu impacto para muito além do comércio e da hotelaria. Além disso, outra grande vantagem do turismo de experiência é a preservação da história e das particularidades culturais locais.

Ao retornar para casa, o turista leva consigo experiências marcantes, as quais deixam uma marca em sua visão de mundo e na forma de encarar a vida. Assim, a pessoa absorve um pouco daquela cultura, propagando-a em outros lugares e ajudando a vencer preconceitos.

Por que fazer?

Agora que você entende o que é o turismo de experiência e como ele pode impactar positivamente as localidades visitadas, é hora de ver alguns dos principais motivos pelos quais uma pessoa deveria se engajar nesse tipo de aventura:

Intensa troca cultural

O turismo de experiência proporciona uma intensa troca cultural com as pessoas nativas das localidades visitadas. Dessa forma, você conhecerá seu destino para além dos pontos turísticos tradicionais, podendo ter uma percepção mais profunda e real da vida das pessoas que moram ali, de suas dificuldades e de suas alegrias.

Estímulo ao aprendizado

Imagine praticar um idioma fora da sala de aula, com falantes nativos, conhecendo sotaques, gírias e expressões idiomáticas in loco. Ou, então, aprofundar seus conhecimentos acerca do mundo dos vinhos enquanto degusta rótulos na própria vinícola, talvez até mesmo ajudando a colher algumas das uvas!

Seja dentro ou fora do Brasil, o turismo de experiência é uma grande oportunidade de expandir horizontes e aprender coisas novas.

Evolução pessoal

Viajar é uma das melhores formas de expandir seus horizontes pessoais e renovar sua visão de mundo. Conhecer novas pessoas, entrar em contato com outras culturas, provar novos sabores ou aromas e ver como outras sociedades funcionam pode ser uma experiência engrandecedora, que você carregará consigo por toda a vida.

Ajuda a comunidades

Assim como acontece com outras formas modernas de turismo alternativo, também o turismo de experiência pode trazer benefícios não só para o praticante, mas também para as comunidades locais.

Seja movimentando a economia local, seja participando ativamente de atividades de cunho social, o turista de experiência deixa um rastro positivo de mudança por onde passa.

Preservação da história de um povo

Ao mergulhar profundamente nas vivências de um povo com uma cultura muito diferente da sua, é praticamente impossível não ser cativado por suas histórias familiares e tradições. Esses relatos estão intimamente ligados à história dessa gente.

A partir dessas interações, você saberá como seus ancestrais enxergavam o mundo e davam sentido a tudo o que viam ao redor ou dentro da vida da comunidade. E, quando retornar para casa com essas tradições na bagagem, ajudará a preservar e a difundir essa história, por meio das narrativas que presenciou.

Quais tipos de turismo de experiência posso fazer?

Agora que você já sabe o que é turismo de experiência e quais os incríveis impactos positivos que ele pode ter tanto na vida do turista quanto na da comunidade visitada, fica uma pergunta: quais as possibilidades de turismo de experiência que existem?

Bem, a resposta para essa pergunta é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Isso porque, a rigor, qualquer viagem pode se transformar em um roteiro de turismo de experiência, basta que se mude a forma de perceber e sentir tal vivência. Fica a dica: você vai focar em colecionar bugigangas ou procurará ter novas vivências, experiência, descobrir aptidões?

Prefere tirar fotos em pontos turísticos clássicos ou conhecer pessoas e histórias de vida novas? Quer jantar em um restaurante caro todas as noites ou está disposto a reservar um pouco do seu tempo para dar de comer a alguém?

Para ajudar você a abrir a mente e a fazer sua primeira viagem com um enfoque na experiência, separamos alguns dos roteiros mais percorridos pelos novos turistas. Acompanhe:

Região da Uva e do Vinho

No Rio Grande do Sul, sobretudo nas cidades de Bento Gonçalves e Faria Lemos, é possível mergulhar de cabeça na cultura enófila, conhecendo todos os processos que envolvem a produção do vinho — desde o plantio até a maceração das uvas. Trata-se de um verdadeiro deleite para todos os apaixonados por vinho.

Ecoturismo e aventura

Na reserva ambiental da Chapada dos Veadeiros (GO), é possível fazer trilhas e praticar esportes radicais em meio à natureza exuberante. São cachoeiras e piscinas naturais, além de flora e fauna riquíssimas, com inúmeras espécies em risco de extinção.

Favela Santa Marta

Diversas comunidades no Rio de Janeiro começaram a ofertar passeios turísticos. Neles, é possível conhecer a história da comunidade e personalidades do lugar. Na Santa Marta, o programa inclui uma caminhada noturna pela favela até o mirante local, de onde se tem uma vista privilegiada do Cristo Redentor e da Baía de Guanabara.

E então? Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe o que é turismo de experiência, aproveite e conheça as possibilidades de turismo cultural dentro do Brasil. Você vai se surpreender!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br