EnglishPortugueseSpanish

CONHEÇA 3 LUGARES INESQUECÍVEIS PARA VIAGENS DE AVENTURA

Home / Blog / CONHEÇA 3 LUGARES INESQUECÍVEIS PARA VIAGENS DE AVENTURA

CONHEÇA 3 LUGARES INESQUECÍVEIS PARA VIAGENS DE AVENTURA

Eis que chega o momento e você começar a planejar suas próximas férias, procurando os melhores destinos para passar seus preciosos dias de descanso, talvez até mesmo pensando em engajar-se em algum projeto social local durante sua estadia, e de repente você se dá conta de que sempre quis fazer uma daquelas viagens de aventura que vê nas redes sociais e na televisão.

Se você se identificou com a cena descrita acima e quer transformar sua próxima viagem em uma aventura inesquecível e completamente fora dos padrões, este material foi feito pra você! Separamos 3 destinos incríveis dentro do Brasil nos quais você poderá experimentar toda a beleza da nossa natureza e ainda conhecer riquezas culturais inéditas. Confira!

1. BONITO

Localizado na região sudeste do estado do Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande, o município de Bonito é considerado por muitos o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

Por estar localizado em uma região de encontro entre o cerrado e a Mata Atlântica, o município de Bonito apresenta fauna e flora exuberantes, com grande riqueza de vida aves e mamíferos que encantam os amantes da natureza.

Outra característica que chama a atenção dos turistas é a abundância de rios e cachoeiras na região, nas quais é possível também encontrar abundância de vida marinha.

E é justamente essa riqueza hídrica uma das maiores atrações que o turista de aventura pode encontrar em Bonito: mergulhos em grutas, descidas de caiaque ao longo de rios e corredeiras, stand up paddle em espelhos d’água e rapel em cachoeiras. Aliás, nesse último quesito destaca-se o Abismo Anhumas: uma fenda com 72 metros de altura dentro da qual se desce de rapel até um lago de águas tranquilas ideal para a prática do mergulho.

Para quem deseja atividades fora da água, a cidade também não deixa a desejar: são trilhas na mata, cavalgadas e arvorismo, além do aquário municipal, onde se pode aprender mais sobre a vida aquática local.

Na cidade é possível experimentar pratos típicos da região, à base de carne de peixe ou de jacaré, bem como conhecer passo a passo todo o processo produtivo de uma aguardente que dá nome a uma das casas mais tradicionais de Bonito.

Além do protetor solar e do repelente de mosquitos (companhias indispensáveis do turista de aventura), para acessar as atrações turísticas é preciso adquirir o chamado voucher de turismo, uma espécie de passaporte que pode ser adquirido nas agências turísticas e serve para remunerar toda a cadeia de produção do turismo local e garantir a preservação ambiental.

2. CHAPADA DOS VEADEIROS

Localizada no coração do estado de Goiás, no ponto mais alto do Planalto Central, a Chapada dos Veadeiros comporta quatro municípios: São João da Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante.

Os destinos mais procurados são Alto Paraíso, a 400 km de Goiânia e 230 km de Brasília, e seu distrito, São Jorge, a 40 km do município. O acesso mais fácil é saindo da capital federal pela rodovia estadual GO 118, que costuma ser bem sinalizada e conservada.

Repleta de cânions e cachoeiras, a região é um prato cheio para quem procura atividades como o canionismo, o rapel e o mergulho. Dentre as muitas tirolesas que se encontram na região, se destaca a do Voo do Gavião, que atravessa uma região de mais de 850 metros pelos ares.

Para quem prefere caminhadas, algumas das trilhas da região podem medir até 12 km, se considerarmos ida e volta, e são organizadas em diferentes níveis de dificuldade.

O turista mais pacato também encontrará na Chapada dos Veadeiros toda a beleza do planalto central em passeios mais tranquilos, com caminhadas pela natureza, observação de aves típicas da região do cerrado e massagens relaxantes.

Uma curiosidade sobre a Chapada é que ela também costuma atrair místicos de todo o mundo. Isso porque o município de Alto Paraíso estaria localizado em uma linha imaginária chamada Paralelo 14, que também atravessaria Machu Picchu, no Peru, além de estar localizada sobre uma enorme pedra de quartzo. Segundo os místicos, esses fatores protegem a cidade de acidentes naturais e conferem ao local energias positivas.

3. MONTE RORAIMA

Localizado na fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é um dos destinos mais procurados por aventureiros e trekkers do mundo inteiro.

Com mais de 2.800 metros de altura, o Monte Roraima é o oitavo ponto mais alto do Brasil, e sua formação remonta ao período pré-cambriano, anterior à existência de formas de vida complexas no planeta.

O acesso ao monte é feito pelo lado Venezuelano, pela Rota de Paraitepuy, e requer disposição e preparo físico. São 3 dias para chegar até o topo do monte e outros 2 dias para voltar, sendo necessário montar acampamento diversas vezes ao longo do caminho.

O melhor período para fazer a trilha é entre dezembro e março, quando as chuvas são menos frequentes na região. O clima é tropical quente e úmido, com pouca oscilação térmica (as temperaturas variam entre os 24°C e os 26°C). À medida em que se ganha altitude, porém, as temperaturas caem e também se forma uma densa névoa, sobretudo no topo. Também não é raro que se formem quedas d’águas no caminho, o que rendeu ao monte o apelido de Paraíso das Cachoeiras.

Aliás, foi essa atmosfera exótica e quase mística do Monte Roraima que inspirou o escritor britânico Arthur Conan Doyle (mais famoso por criar o detetive mais célebre do mundo, Sherlock Holmes) a escrever sua obra O Mundo Perdido. O monte também serviu de inspiração para os cenários da animação Up, Altas Aventuras, dos estúdios Pixar.

Como vimos, no Brasil há destinos deslumbrantes para viagens de aventura que serão um marco inesquecível na sua vida. Além dos destinos que mencionamos, é possível encontrar uma infinidade de outros em terras tupiniquins: Jalapão, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, Ilha Grande, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (também conhecido como PETAR – parque das cavernas) e muitos outros, cada um com atrações únicas que merecem sua visita.

Agora que você já sabe onde vai curtir sua próxima viagem de aventura, não esqueça de conferir os itens indispensáveis para esse tipo de turismo e se preparar devidamente! E #vivasuaviagem !

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br