EnglishPortugueseSpanish

Como usar habilidades para colaborar na sociedade?

Home / Blog / Como usar habilidades para colaborar na sociedade?

Como usar habilidades para colaborar na sociedade?

Você já pensou que pode usar habilidades para colaborar com o próximo e com a sociedade?

No mundo de hoje, é comum se isolar e não contribuir para quem está a nossa volta, assim como é comum escondermos nossas habilidades e talentos, pois somos ensinados que é errado mostrar que temos orgulho de nossas qualidades.

No entanto, investir naquilo que somos bons e procurar ajudar as pessoas de alguma forma são dois pontos que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida. Segundo um estudo de Harvard, publicado na revista Forbes, esses dois fatores são alguns dos principais  responsáveis por uma vida feliz e saudável.

A empatia também contribui muito para o sucesso pessoal e profissional à medida que, ao compreendermos melhor os sentimentos alheios, conseguimos nos adaptar e aprendemos a lidar com diferentes pessoas e situações. Lembrando que a empatia é uma habilidade que desenvolvemos ao longo da vida em nosso cotidiano e em nossas experiências. Ou seja, não é algo que surge do dia para a noite, mas todos temos a capacidade de trabalhá-la e melhorá-la.

Assim, se você deseja ampliar seus horizontes ou procura algo que seja positivo para si mesmo e para os outros, talvez seja a hora de se dedicar ao seu talento e usar suas habilidades para colaborar com o próximo! Quer saber como? Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a começar:

Identifique seus talentos

Para poder usar suas habilidades a favor de uma causa ou de alguém, primeiro é necessário definir quais são essas habilidades. Existem diferentes tipos de talento e não precisa, necessariamente, ser um dom super destacado ou diferenciado.

Uma habilidade pode ser uma atividade que você goste de fazer (como a escrita e o desenho) ou um comportamento ou característica sua que se sobressaia (como a capacidade para ouvir e dar conselhos).

Para encontrar seus talentos, pense naquilo que você se considera bom, naquilo que você goste de se dedicar ou no que as pessoas elogiam em você. A partir daí você terá um ponto de partida para começar um trabalho que faça bem a você e aos outros. Mas como usar habilidades para colaborar?

Ensine algo para as pessoas

Se você tem talento para alguma atividade que te faça bem, que tal ensiná-la a outra pessoa? Você pode oferecer, por exemplo, aulas de artesanato, música ou esportes. Essas atividades são bons distratores e trazem bem-estar e prazer, contribuindo para a saúde mental e física. Você não precisa se preocupar em tornar as pessoas profissionais da área, mas pode simplesmente auxiliá-las no conhecimento de algo novo.

Além disso, se você acha que não se  identifica com habilidades artísticas ou esportivas, existem várias outras maneiras de se passar conhecimento. Por exemplo, que tal ajudar alunos dando aulas particulares ou ensinando pessoas a utilizarem a tecnologia? Você pode dar aulas de informática para idosos ou simplesmente ensinar alguém a enviar um e-mail. As pequenas atitudes contam muito.

Nesse contato com as outras pessoas você certamente vai aumentar suas experiências e aperfeiçoar seu talento!

Faça trabalho voluntário

É possível ser voluntário em diversas instituições de vários seguimentos diferentes, como asilos, hospitais e ONGs. Nesse sentido, você pode contribuir ajudando nas atividades e afazeres da instituição ou pode levar algo novo para lá.

No caso de asilos e hospitais, por exemplo, muitos voluntários oferecem aulas de artes, cuidam da estética dos internos (cortam o cabelo e fazem as unhas) ou apenas se dispõem a conversar e fazer companhia para as pessoas. Esses últimos também são ótimas formas de ajudar. Não subestime a habilidade de ouvir, acolher e dar conforto!

Forneça serviços gratuitos da sua área de trabalho

Uma outra ideia é oferecer seus serviços gratuitamente, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos mesmos. Por exemplo, se você é um administrador, pode oferecer consultorias gratuitas a empreendedores; se é um médico ou psicólogo, pode se envolver com trabalhos sociais e proporcionar atendimentos para comunidades.

Seja qual for sua área de trabalho, ela sempre pode ser útil a alguém que não tem acesso às mesmas oportunidades e que, com certeza, se sentirá grato pelo seu tempo e esforço. Essa pode ser uma maneira incrível de encontrar e ajudar outras pessoas a encontrarem um propósito de vida.

Utilize a tecnologia para compartilhar experiências

Apesar de a internet e as redes sociais muitas vezes serem vistas de forma negativa, elas podem se tornar meios bastante eficientes de se compartilhar ideias e experiências positivas, basta saber usá-las.

Algumas pessoas costumam utilizar o meio virtual para compartilhar seus pensamentos, desabafar ou falar sobre algo que foi marcante na vida delas. Isso pode inspirar e ajudar uma quantidade enorme de pessoas por causa do alcance e da visibilidade que a internet oferece.

É possível encontrar várias histórias motivadoras com as quais muitos se identificam, se sentindo apoiados e encorajados. E você também pode fazer parte disso, seja compartilhando uma experiência de superação, dividindo ideias ou fornecendo serviços e ajuda.

Uma sugestão é criar um blog ou uma página  com esse intuito, onde você poderá tratar de um ou mais assuntos do seu interesse. Pode parecer algo pequeno, mas essa é uma ótima plataforma de compartilhamento devido à facilidade tanto de criar quanto de acessar e você, com certeza, conseguirá inspirar alguém!

Seja qual for a forma que você encontrar de usar suas habilidades para ajudar o próximo, você estará trabalhando sua empatia, conhecendo pessoas e realidades diferentes e, assim, ampliando seu conhecimento e sua rede social.

Além disso, a colaboração é sempre uma via de mão dupla e o bem-estar proporcionado voltará para você, causando impactos positivos e significativos em sua qualidade de vida.

Lembre-se também de que é preciso cuidar de si mesmo para conseguir cuidar dos outros, mas uma coisa contribui para a outra: ou seja, quanto melhor estamos com nós mesmos e nossa vida, mais fazemos pelo outro.

Gostou? Esperamos que esse post tenha te ajudado a pensar em ideias para usar habilidades para colaborar com as pessoas. Não deixe de comentar o que você achou e nos conte se você já fez alguma das dicas acima!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br