EnglishPortugueseSpanish

APRENDA COMO VIAJAR SOSSEGADO COM UMA BOA GESTÃO DE RISCOS

Home / Blog / APRENDA COMO VIAJAR SOSSEGADO COM UMA BOA GESTÃO DE RISCOS

APRENDA COMO VIAJAR SOSSEGADO COM UMA BOA GESTÃO DE RISCOS

 

Quando saímos da zona de conforto, especificamente quando viajamos, temos a consciência de que estamos entrando no desconhecido. Mas, isso não significa que se deve encarar todos os riscos sem pensar previamente como evitá-los. Por isso, planejar a jornada com uma gestão de riscos é fundamental.

A gestão de riscos pode parecer algo complicado, a princípio: “vou precisar pensar em tudo? Vai dar muito trabalho!”. Entretanto, o processo nada mais é do que algumas práticas essenciais para proporcionar segurança, prever imprevistos e reduzir a ocorrência de outros problemas.

Sabendo da importância dessa etapa no planejamento da viagem, você já deve estar convencido de que ela é essencial.

Mas só ter consciência da importância não é suficiente. Você precisa saber como aplicar a gestão de forma prática no planejamento da viagem. E para te ajudar, reunimos algumas dicas para sua gestão de risco. Confira!

VERIFIQUE A NECESSIDADE DE TOMAR VACINA

vacinação para viajar é uma exigência em diversos destinos. Muitos até impedem a entrada de pessoas que não possuem o comprovante de vacinação. Por isso, saiba se o destino que você pretende conhecer tem essa exigência. Lembre-se de que a vacina precisa ser tomada com algum tempo de antecedência, já que, em seguida, será necessária a emissão do certificado.

CERTIFIQUE-SE DE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Em viagens internacionais, é preciso estar com o passaporte e visto no prazo de validade. Em viagens nacionais, certifique-se do RG em boas condições. Pode parecer detalhes, mas não são, afinal, a viagem pode até não acontecer sem eles.

Então, para prevenir riscos, é importante que você verifique as documentações exigidas pelo destino e confira se possui todos em dia e em boas condições.

PRESTE ATENÇÃO AO FUSO HORÁRIO

destino escolhido tem um fuso horário muito diferente da região onde você mora? Saiba que, quando o fuso horário do local de destino apresenta uma grande diferença, podem haver impactos no organismo. Se você viaja a trabalho, por exemplo, isso pode ser comprometedor.

A melhor forma de lidar com o fuso horário é reduzir danos. Algumas dicas recomendadas são: mantenha-se hidratado; pesquise o fuso do local; dois dias antes da viagem, inicie uma rotina com o mesmo horário do destino; ao chegar, tome ar e faça uma caminhada nos arredores da sua hospedagem.

ATENTE-SE PARA AS DATAS ESPECIAIS

Datas especiais, como feriados, podem mudar toda a rotina de um destino. Por exemplo, já pensou chegar na cidade e não conseguir um transporte? É por isso que pesquisar sobre as datas especiais é tão importante. Isso ajuda a entender o que está acontecendo no destino e como você deve agir para prosseguir com sua viagem de forma tranquila.

Afinal, a proximidade de datas comemorativas pode afetar preços de produtos, serviços e hospedagens.

MANTENHA-SE COM ACESSO À INTERNET

Atente-se e quando possível habilite o roaming do celular; também chamado de itinerância, o serviço permite a conexão com redes fora da localidade geográfica usual e assim terá internet a sua disposição. Do contrário, compre um chip no destino ou utilize redes wi-fi abertas. Porém lembre-se que tais redes não são seguras para transações financeiras de qualquer tipo.

E claro, contar com os meios de comunicação possíveis é essencial para conseguir resolver qualquer imprevisto, principalmente para quem costuma viajar sozinho. Assim, você consegue encontrar um bom lugar para comer, traçar um trajeto no mapa e, em situações de perigo, solicitar ajuda emergencial.

CONTRATE UM SEGURO DE VIAGEM

No Brasil, ainda temos certa resistência em relação ao seguro de viagem. Muitos não querem pensar que isso seja necessário e outros não querem gastar com a contratação. No entanto, a aquisição do seguro viagem é de suma importância para garantir uma viagem tranquila.

O seguro de viagem não serve somente para casos graves de saúde, ele pode ser acionado, por exemplo, para comprar um medicamento em caso de extravio de bagagem e em casos de furtos. Ou seja, é o serviço ideal para uma gestão de riscos eficiente.

RESERVE A HOSPEDAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Sabemos que não faltam hotéis e pousadas atualmente. Por outro lado, não reservar com antecedência a hospedagem, confiando na sorte de haver vaga no hotel desejado, é um risco altíssimo. Por isso, faça a reserva online e de maneira antecipada para evitar problemas.

Assim, você poderá escolher um hotel com mais tranquilidade e poderá até reservar com preços mais acessíveis. Isso porque os sistemas de reservas online conseguem repassar preços mais econômicos para os clientes.

CONTROLE O SEU ORÇAMENTO

Em uma viagem, é comum gastarmos mais do que o imaginamos. Atualmente, há aplicativos tanto para Android como para iOS que permitem controlar os gastos com total praticidade, e alguns até disponibilizam um orçamento diário; TripIt, TripMate, Travelbudget, só para citar alguns.

O controle financeiro é essencial para evitar problemas com a falta de orçamento. No caso de uma viagem corporativa, esse controle ajuda no processo de prestação de contas e reembolso.

DESBLOQUEIE CARTÕES DE CRÉDITO

Quando a viagem for internacional, é importante que o viajante entre em contato com o banco para solicitar o desbloqueio da opção internacional. Alguns bancos permitem fazer isso por telefone, outros somente na agência e não são raros aqueles que permitem o desbloqueio via internet banking.

Por isso, para evitar problemas, entre em contato com o seu banco e veja como é possível realizar o desbloqueio. Não se esqueça de fazer isso com pelo menos duas semanas de antecedência para fazer uma boa gestão de riscos.

PREVEJA OS IMPREVISTOS DA VIAGEM

Não é necessário ter poderes sobrenaturais para prever alguns imprevistos, basta pensar em como será sua rotina no destino e imaginar o que poderá acontecer de errado.

Por exemplo: como agir em caso de voo atrasado? E se o voo for cancelado, devo levar uma reserva de dinheiro em caso de imprevistos? São situações simples que devem ser pensadas para que você tenha soluções antecipadas.

Lembre-se: pensar em possibilidades negativas não é ser pessimista, mas realista. Os riscos existem, e saber lidar com eles, antes mesmo que ocorram, é uma excelente maneira de desfrutar uma viagem com tranquilidade.

Percebeu que fazer uma gestão de riscos em viagens exige atitudes simples e pode evitar prejuízos durante o passeio e depois dele? Planeje-se para aplicar esses e outros cuidados particulares de maneira antecipada e conseguir fazer uma viagem com total segurança.

Quer ficar por dentro de outros assuntos como esse? Curta a nossa página do Facebook. Lá, estamos constantemente postando novos conteúdos!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br