EnglishPortugueseSpanish

Aprenda 8 dicas para curtir um carnaval sustentável!

Home / Blog / Aprenda 8 dicas para curtir um carnaval sustentável!

Aprenda 8 dicas para curtir um carnaval sustentável!

Sustentabilidade tem a ver com o que se quer preservar, com o que não se pode perder, certo? É uma atitude relacionada à proteção da natureza, mas que também se aplica à manutenção de tradições culturais, ou seja, o nosso carnaval. A importância de produzirmos um carnaval sustentável é tão importante quanto o carnaval em si. Afinal, ninguém precisa ficar sem expurgar os males ao menos uma vez ao ano. E quer data melhor para isso?

O assunto é uma preocupação do pessoal envolvido na folia e até já foi tema de desfiles de escolas de samba. Cada vez mais, governos, empresas e pessoas que promovem a festa buscam ações para reaproveitar materiais e, assim, diminuir o lixo produzido nessa época — dados do Ministério do Meio Ambiente indicam que, a cada ano, a quantidade de resíduos recolhidos após a folia sobe 40%.

Mas é preciso que cada folião faça a sua parte. Mesmo que você seja só mais um no bloco, seu comportamento tem, sim, um impacto. E mais: pode contagiar outras pessoas a tomarem a mesma atitude.

Pensando nisso, siga lendo. Listamos aqui uma série de dicas para você fazer o seu carnaval bom para todo mundo. Vamos nessa!

1. Reaproveite fantasias de outros carnavais

O carnaval acaba, e sua fantasia vai direto para o lixo? Não! Repense já essa atitude, pois, no próximo ano, tem mais folia! Além de custar dinheiro, uma fantasia nova a cada carnaval consome recursos naturais — é preciso considerar a quantidade de água e de energia necessária para a fabricação de novas peças.

Se você não quer usar a mesma fantasia do carnaval passado, pode reunir os amigos e promover um bazar de trocas, ué. Essa ainda é uma excelente forma de entrar no clima da folia e combinar os dias de festa com a galera.

2. Faça seus próprios adereços

Não tem fantasia para o próximo carnaval? Então há infinitas possibilidades para você inventar! Muitas fantasias podem ser improvisadas com itens que quase todo mundo tem em casa, como lenços, ataduras e até caixas de papelão.

Ainda é possível dar um toque de exclusividade biodegradável ou com adereços fabricados por você mesmo! Quem sabe umas máscaras de materiais que seriam jogados fora, como caixa de ovo e embalagem de amaciante?

3. Festa é igual a acúmulo de lixo

Se você está organizando uma festa de carnaval, pense em quanto lixo será produzido caso todos usem copos, talheres e pratos de plástico. E sempre tem gente que esquece onde deixou seu copo e pega um novo, não é?

Para um evento de carnaval sustentável, o segredo é planejamento! Na hora de definir o cardápio, por exemplo, prefira comidinhas que possam ser facilmente consumidas com as mãos, sem a necessidade de pratos e talheres.

Em relação às bebidas, dê preferência para as que são vendidas em garrafas retornáveis e aposte em canecas de acrílico ou de alumínio para servir. Cada convidado pode personalizar a sua e até colocar uma cordinha para não perdê-la no meio da festa.

4. Cuide do espaço público

Em todo o Brasil, milhares de blocos tomam as ruas e fazem uma festa democrática. Para um carnaval sustentável de verdade, é fundamental preservar o espaço público e trata-lo bem durante a passagem dos foliões.

Uma dica é carregar sempre uma sacolinha para reunir o seu lixo e descartá-lo no fim da festa. Nem sempre, no meio da multidão, você vai encontrar uma lixeira, mas isso não é desculpa para jogar resíduos no chão. Lembre-se de que o verão é época de chuvas intensas e que bueiros entupidos aumentam o risco de enchentes.

Outro ponto importantíssimo: em hipótese alguma, é aceitável urinar na rua. Fora a sacanagem absurda com os demais, pode render uma multa pesada que vai azedar o seu carnaval. Então, não espere a vontade aparecer para mapear os banheiros químicos. Ao chegar ao evento, localize também os estabelecimentos próximos que disponibilizam sanitários.

5. Compartilhe o carnaval sustentável com seus amigos

Curtir o carnaval com os amigos garante não apenas muita diversão, mas também economia em vários aspectos. Em uma viagem em grupo, vocês podem dividir os custos com hospedagem, alimentação e, principalmente, deslocamento.

Uma das melhores formas de ser mais sustentável é sair com o carro cheio — respeitando a capacidade máxima de cada veículo, é claro. Assim, você divide os custos do combustível com o grupo e ainda contribui para a fluidez do tráfego nas estradas.

6. Revise o carro antes de viajar

A revisão geral do veículo antes de pegar a estrada é uma medida de segurança e também de sustentabilidade. Isso porque o carro trabalha de forma eficiente e economiza combustível — e, consequentemente, emite menos poluentes — quando todas as peças estão funcionando bem.

No check-up, tenha um cuidado especial para fazer a calibragem correta dos pneus e a troca de óleo, itens que influenciam muito no consumo de gasolina.

7. Use água de forma consciente

A recomendação de não desperdiçar água vale para o ano todo, em qualquer circunstância. O carnaval, no entanto, é uma época em que a população de diversas cidades cresce momentaneamente, o que significa também um grande aumento no consumo de água. Em muitos lugares, é comum o abastecimento até ser interrompido em alguns momentos do dia.

Por isso, ações para economizar água são essenciais, como reduzir a duração do banho, recolher água da chuva para regar as plantas, consertar vazamentos, entre outras.

8. Economize energia elétrica

Outra dica válida para o ano inteiro é economizar energia elétrica. No verão, você pode compensar o uso mais intenso de ventiladores e ar-condicionado, poupando na iluminação, por exemplo. Aproveite que os dias são mais longos e deixe a luz natural entrar na sua casa. Para isso, mantenha janelas e cortinas abertas e evite ligar luminárias desnecessariamente.

Se você for viajar no carnaval, é importante tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Além de diminuir o risco de acidentes, você ainda economiza energia — o consumo de equipamentos no modo stand-by representa entre 10% e 20% da conta mensal.

Fato é que, se um fizer um pouquinho, fica muito mais fácil curtir um carnaval sustentável. E mais: as dicas que listamos podem (e devem) ser seguidas o ano inteiro, pois é assim que elas se transformam em hábito!

Curtiu o post de hoje sobre carnaval sustentável? Chega mais, curta nossa página no Facebook e acompanhe os conteúdos especiais sobre turismo social, engajamento, propósito, voluntariado e muito mais!

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br