EnglishPortugueseSpanish

8 documentários e filmes sobre voluntariado para você se inspirar!

Home / Blog / 8 documentários e filmes sobre voluntariado para você se inspirar!

8 documentários e filmes sobre voluntariado para você se inspirar!

No atual mundo em que vivemos, ter solidariedade pelo próximo parece cada vez mais raro entre as pessoas. Quando alguma boa ação, mínima que seja, repercute de certa forma, acaba se tornando surpresa dentro da triste realidade de nosso cotidiano.

Nos deparamos rotineiramente com cenas de desigualdade, em diversos aspectos sociais e culturais. Independente de classe, raça, religião ou orientação sexual, por qual motivo nos distanciamos e por que não tomamos pequenas atitudes para tentar mudar esse cenário? Na verdade, a resposta para essas questões estão em você. Uhul!

Se busca defender uma causa, mas ainda não sabe por onde começar, confira a lista deste artigo. Separamos 8 belíssimos filmes sobre voluntariado para inspirá-lo e dar uma forcinha!

O drama americano dirigido pelo diretor John Lee Hancock foi baseado no livro The Blind Side: Evolution of a Game, do escritor Michael Lewis.

A história gira em torno do personagem Michael Oher, um adolescente negro sem teto que não se adapta ao sistema escolar. Em uma noite chuvosa, Leigh Anne (Sandra Bullock) e seu marido encontram Michael em situação de rua e o levam para casa.

O ato torna o casal representante legal do jovem e realiza uma verdadeira transformação em suas vidas. Com a ajuda da nova família e de uma tutora dedicada, Oher se torna uma estrela do futebol americano e percebe todo o seu potencial como estudante.

Esse clássico do cinema, interpretado pelo magnífico Robin Williams, é uma verdadeira lição de vida para todos os seres humanos. Seu personagem Hunter Adams, após tentar suicídio, decide se internar voluntariamente em um sanatório. Ao conviver no novo ambiente, passa a se dedicar exclusivamente aos outros internos. Em seguida, descobre sua vocação para a medicina e inicia o curso em uma faculdade.

No começo, ele é repreendido por professores e alunos por causa de seus métodos não convencionais, mas que acabam convencendo seus companheiros — com exceção do reitor, que se dispõe a tentar expulsá-lo da instituição.

Na lista de filmes sobre voluntariado, esse drama espanhol não poderia ficar de fora. Com direção de Fernando León de Aranoa, a história é baseada em um grupo de ajuda humanitária que habita uma região dos Bálcãs, em pleno período de guerra. Ao mesmo tempo que o grupo se torna uma fonte de informações para as Nações Unidas, seus integrantes auxiliam as pessoas locais com tarefas diárias.

Em uma das situações, um corpo é encontrado no interior do único poço da cidade, e o grupo se mobiliza a retirá-lo de lá para evitar a contaminação de toda a água. Porém, tal atitude parece incomodar os interesses de outros.

O filme espanhol vai muito além de uma simples produção cinematográfica. Sem dúvida, é uma verdadeira e emocionante lição humanitária.

O documentário é totalmente independente e foi produzido em parceria com o cineasta Lucas Bogo. Ele conta uma história inspiradora da brasileira Letícia Mello, que realizou uma viagem durante seis meses pelo Sudeste Asiático com um único intuito: ser voluntária de causas sociais.

A jovem dedicou seus dias em países como Tailândia, Camboja e Vietnã dando aulas de inglês para crianças, policiais, monges e agricultores. Em troca, ela recebeu alimentação e acomodação.  Além dessas ações, Letícia conseguiu, de forma coletiva, arrecadar fundos para ajudar na cirurgia de um aluno que tinha dificuldades para falar.

O belíssimo roteiro escrito pela diretora brasileira Mara Mourão é um dos filmes sobre voluntariado mais didáticos e abrangentes de todos. Esse documentário foi gravado em diferentes partes do mundo, como Brasil, Estados Unidos, Peru, Tanzânia, Canadá, Alemanha e Suíça, e tem como assunto principal a narrativa de várias pessoas que, de alguma maneira, tentam mudar o mundo com atitudes próprias.

Com o título autoexplicativo, “Quem se importa” é também uma crítica à atual sociedade em que vivemos e que parece ignorar as diferenças sociais, apesar de enxergá-la diariamente.

Com 96 minutos de duração, o longa é narrado pela voz de Rodrigo Santoro, e os relatos e cenas são extremamente emocionantes.

A comovente tragédia do Tsunami na Ásia, em 2004, é a abordagem principal do documentário de Alison Thompson. Diferentemente do que os noticiários focaram em seus jornais na época, mostrando apenas o desastre natural, Thompson direcionou suas câmeras a quatro voluntários. Eles ajudaram os habitantes da região mesmo enfrentando dificuldades financeiras e tendo pouca experiência.

Os jovens alugam um veículo e cruzam várias aldeias para dar suporte e alimentos aos sobreviventes. O que inicialmente duraria cerca de duas semanas acabou se estendendo para mais de um ano de voluntariado. E foi por meio desse esforço que aldeias inteiras foram reconstruídas.

A coprodução envolvendo países de três continentes relata a história real de Paul Rusesabagina, um herói durante o genocídio de Ruanda em 1994. Paul, que na época era gerente de um hotel na capital do país, assiste o aumento constante de tensão entre duas etnias da região.

Após um atentado que causa a morte do presidente do país, os ânimos esquentam e dão início a uma cruel batalha, que deixa milhares de mortos. O hotel, já sem turistas, se torna uma espécie de abrigo para refugiados e é liderado por Rusesabagina.

O drama baseado no livro de Kathryn Stockett é outro filme imperdível. A história relata o relacionamento de uma mulher branca, Eugenia Skeeter, e de duas empregadas negras durante a Era dos Direitos Civis, nos anos 60, nos EUA. Skeeter, que é jornalista, passa a descrever as perspectivas das empregadas no livro The Help, a fim de denunciar o racismo sofrido por elas nas casas de brancos.

Toda a lista de filmes sobre voluntariado é uma pequena amostra da infinidade de materiais produzidos por diretores e pessoas que enxergam o mundo de outra maneira, com muito mais empatia e apelo humanitário.

Você se lembrou de algum outro título? Conta pra gente e comece agora mesmo a participar! Inscreva-se também em nossa newsletter e receba mais dicas, informações e oportunidades sobre voluntariado no Brasil e no mundo!

crédito: foto Pete Johnson – Pexels

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br