EnglishPortugueseSpanish

4 destinos mais procurados no Brasil para férias voluntárias

Home / Blog / 4 destinos mais procurados no Brasil para férias voluntárias

4 destinos mais procurados no Brasil para férias voluntárias

Seus amigos são daquele tipo que compartilham fotos de suas viagens toda semana? Bom, provavelmente, você já foi impactado pela vontade de desbravar o mundo e está planejando sua própria aventura, não é mesmo? Que tal viver uma experiência visceral, transformadora e de quebra ainda gerar impacto social no seu próximo destino de férias pelo Brasil?

Pensamos nisso o tempo todo! Descobrir cantos escondidos no seu país, estar em contato com a natureza, praticar atividades radicais, explorar a diversidade cultural, a culinária peculiar e viver uma experiência que marcará a sua trajetória de vida por um bom tempo.

Neste artigo, trazemos os quatro destinos mais procurados para vivenciar tudo que citamos acima. Escolha uma opção, siga as dicas e vá ser feliz!

1. Serra da Mantiqueira, em São Paulo

Localizada a 90 km da cidade de São Paulo, a Serra da Mantiqueira abrange ainda mais dois estados brasileiros (Rio de Janeiro e Minas Gerais) e é um dos principais destinos nacionais para turismo ecológico. O segmento cresce entre 15% e 25% ao ano, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Lá, os visitantes podem fazer trilhas, mergulho, trekking e apreciar a gastronomia local. Um dos principais atrativos é o Circuito Turístico Mantiqueira, que abrange sete municípios: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, São Francisco Xavier (SJC), Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o turismo sustentável como uma ferramenta de viabilidade econômica para a proteção de unidades de conservação, assim como ampliação do desenvolvimento local. Com o objetivo de gerenciar o turismo local e proteger o ecossistema, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é um dos locais que aceitam voluntários engajados nas causas ambientais.

Se você quer desfrutar da flora e da fauna do nosso país em uma das mais belas cadeias montanhosas nacionais, e, ainda, ajudar a sua preservação, a Serra da Mantiqueira, com certeza, será uma experiência extraordinária.

2. Serra da Ibiapaba, no Ceará

Situada a 304 km de Fortaleza, a Serra da Ibiapaba – também conhecida como Serra Grande – faz parte da cidade de Tianguá e está a 792 metros de altitude, no norte do Estado do Ceará, na divisa com o Piauí.

A formação rochosa cercada pela mata atlântica oferece a oportunidade de desbravar caminhos de beleza estonteante e de importância histórica, como a Caverna do Morcego. O local foi abrigo dos índios Tabajara e Tapuia durante a chegada dos primeiros europeus à região.

Já no espaço Lapa Ecoturismo, é possível encontrar restaurantes, um mirante e uma piscina de água natural formada pelas rochas e o declive da chapada. O ambiente possui uma vista privilegiada de todas as cidades adjacentes, além de diversos lugarejos como a Bica de Ipu, isto é, uma cachoeira de 135 metros, e a saudação da fauna local com macacos-pregos por todos os lados.

Para desfrutar desse pequeno paraíso ao norte do Brasil, você pode se voluntariar para trabalhar em uma das áreas de proteção ambiental da ICMBio na região, ou ainda durante o período de eventos e festivais na cidade, em que a prefeitura conta com os voluntários para disseminar a conscientização ecológica e a história local.

3. Foz do Iguaçu, no Paraná

Conhecida pelas suas famosas cataratas na fronteira com a Argentina, a cidade de Foz de Iguaçu também promove bastante os seus atrativos para o turismo rural e social. Um deles é o Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu, que possibilita ao visitante conhecer os municípios banhados pelo lago de Itaipu, assim como a culinária regional, as manifestações culturais e as caminhadas ecológicas.

Por causa das obras de construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na década de 1980, a empresa construiu o Refúgio Biológico Bela Vista, que possibilita o contato com os animais silvestres de forma sustentável e consciente, após as espécies terem sido retiradas de seus habitats naturais.

Por conta da grande biodiversidade do município, a demanda por voluntários é grande, tanto para os interessados em ecologia, quanto em educação e conscientização ambiental.

4. Jalapão, no Tocantins

Localizado no centro-leste de Tocantins, em meio a 34 mil km², o Parque Estadual do Jalapão faz fronteira com a Bahia, o Piauí e o Maranhão. A principal porta de entrada da região é a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, situada a 190 km da capital, Palmas.

Conhecida pelos apaixonados pelo ecoturismo, a região encanta por suas dunas alaranjadas e águas abundantes, além de chapadões, serras, cachoeiras, nascentes e impressionantes formações rochosas. O local chegou a ser comparado como uma mistura dos Lençóis Maranhenses com a Chapada Diamantina.

A região é propícia aos esportes radicais (rafting, canoagem, rapel) e trilhas (a pé ou de bicicleta). Além disso, as atrações mais procuradas são:

  • as dunas, com até 40 metros de altura;
  • a Cachoeira da Velha, que tem uma queda d’água de 100 metros de largura e 15 metros de altura;
  • os povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista conhecer a história da região e a vivenciar a cultura local.

Com o objetivo de promover a integração entre as unidades de conservação e a população local, e a incentivar as alternativas de desenvolvimento sustentável na região do Jalapão, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturantins) e outras entidades parceiras lançaram o programa Voluntário Pela Natureza, voltado às pessoas interessadas em colaborar nas atividades de educação e na preservação junto às Unidades de Conservação do Estado.

Escolha o seu destino e transforme o seu país

Com as experiências adquiridas durante as suas férias voluntárias, você nunca mais será a mesma pessoa! Dedicar o nosso tempo em prol de algo maior renova as nossas energias e nos torna mais conectados com o resto do mundo. Além de muitas fotos, momentos inesquecíveis e histórias, você traz uma lição de vida absurda através do voluntariado.

Após conhecer todos esses locais surreais dentro do seu país, onde a língua não é uma barreira e os custos são em moeda local, você ainda tem dúvidas sobre como planejar o seu próximo destino?

Assine a nossa newsletter e receba informações e dicas sobre todas as possibilidades de viajar e, ao mesmo tempo, aprender, crescer e espalhar o seu propósito.

0 Compart.

Michel Leão 0Comentário(s)
0 Compart.

© 2018 Todos os direitos reservados

Chronus Viagens e Turismo
Av Diederichsen, 1100 Conj 22 - Vila Guarani (Z Sul)
São Paulo - SP | CEP: 04310-000
Tel.: (11) 2246-2885 / 5011-0635
E-mail: contato@chronus.tur.br